ELEIÇÕES 2022

Duda Salabert sobre apoio do partido a Lula: "O PDT é maior do que Ciro Gomes"

A pedetista, eleita deputada federal, evitou comentar a declaração de apoio envergonhada de Ciro a Lula neste segundo turno da disputa presidencial


Publicado em 06 de outubro de 2022 | 12:06
 
 
 
normal

A deputada federal Duda Salabert (PDT) não quis comentar a declaração de apoio envergonhada de Ciro Gomes (PDT) ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições. O pedetista, que perdeu a disputa no primeiro turno, sequer citou o nome do ex-presidente em seu discurso, durante o anúncio de apoio do PDT à candidatura do petista. Como vice-presidente nacional da legenda, Duda colocou a decisão partidária acima de interesses pessoais e afirmou que "o PDT é maior do que Ciro Gomes".

A parlamentar também evitou comentar sobre o comportamento de Ciro Gomes ao fazer, durante o primeiro turno, duras criticas a Lula, o que gerou comentários de que o pedetista estaria atuando como linha auxiliar do presidente Jair Bolsonaro (PL) na campanha presidencial. "Houve essas acusações, mas eu estava buscando votos envolvida na minha campanha e não acompanhei a disputa nacional de perto", se esquivou Duda durante entrevista para o Café com Política, do Super N 1ª edição, da Rádio Super 91,7 FM, nesta quinta-feira (6).

Sobre o fato de o seu partido insistir no nome de Ciro Gomes para disputar a presidência, ele que foi derrotado pela quarta vez em suas tentativas de chegar ao Palácio do Planalto, Duda Salabert afirmou que o PDT não está em busca de votos, mas de espaços para expor suas propostas. "As nossas propostas foram vocalizadas pelo Ciro", disse.

E foram justamente as três principais propostas do PDT que, segundo a deputada, selaram o apoio da legenda à candidatura de Lula neste segundo turno. De acordo com Duda Salabert, a negociação do apoio foi programática e não em troca de cargos. Ela citou a universalização da escola em tempo integral, uma proposta do histórico pedetista Leonel Brizola, a renegociação das dívidas de quem está no SPC e a instituição da renda básica permanente.

Na visão da deputada, a disputa neste segundo turno entre Lula e Bolsonaro vai ser "acirrada", mas ela está confiante que o Nordeste do país fará a diferença a favor do petista. Além disso, Duda integra a equipe de coordenação da campanha de Lula em Minas e acredita que a vantagem obtida por ele no Estado poderá ser ampliada com a mobilização de prefeitos e vereadores do interior feita pelos deputados eleitos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!