Eleições 2022

Eduardo Leite é eleito governador no Rio Grande do Sul

Atrás de Onyx Lorenzoni (PL) no 1º turno, o ex-governador vira e, com 57,12% dos votos válidos, retorna ao Palácio Piratini


Publicado em 30 de outubro de 2022 | 19:04
 
 
 
normal

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito no Rio Grande do Sul após virar sobre o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni (PL). Leite, que, ao contrário de Onyx, que foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), se declarou neutro em relação à disputa presidencial, teve 57,12% dos votos válidos. Onyx, por sua vez, teve 42,88%. As urnas do estado já foram 100% apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A virada de Leite consolida o retorno do ex-governador ao Palácio Piratini. Em abril, mesmo após perder as prévias do PSDB para o ex-governador de São Paulo João Doria, Leite renunciou ao governo do Rio Grande do Sul com expectativas de ainda ser candidato à presidência da República. À época, ele chegou a ser sondado pelo PSD, mas, por fim, permaneceu no PSDB e decidiu se candidatar novamente ao governo do Rio Grande.

No 1º turno, Leite fez 26,81% dos votos válidos, se cacifando ao 2º turno com uma diferença de apenas 2.441 votos sobre o deputado estadual Edegar Pretto (PT). Na ocasião, Onyx liderou a corrida com folga, com 37,5% dos votos válidos. Só que, herdando os votos de Pretto mesmo sem declarar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Leite derrotou Onyx.  

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!