Eleições 2022

Em aceno a religiosos, Lula se encontra com frades franciscanos

O petista também concedeu entrevista coletiva à imprensa nesta terça-feira (4)


Publicado em 04 de outubro de 2022 | 17:14
 
 
 
normal

No final da tarde desta terça-feira (4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e candidato à presidência da República esteve no escritório político da coligação Brasil da Esperança, em São Paulo (SP), onde se reuniu com frades franciscanos, no Dia de São Francisco de Assis, para discutir sobre educação e religiosidade. No encontro, a presidente nacional do partido, deputada federal Gleisi Hoffmann, o vice de Lula na chapa ao Planalto, Geraldo Alckmin, sua esposa Rosângela Silva, a Janja,  e o candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, também estiveram presentes.

Durante o encontro, Lula mencionou que gosta de professar a sua fé e religião na intimidade, não fazendo carnaval. Comentou o seu embate com o auto-intitulado Padre Kelmon (PDT) no último debate presidencial do primeiro turno, realizado pela TV Globo.

“Eu não poderia permitir que aquilo continuasse como se fosse normal. Não poderia permitir. Em nome de Deus, eu tive que dizer algumas coisas que quem deveria ter dito era o organizador do debate ou os partidos políticos”, disse.

O petista ainda citou o bispo emérito de Blumenau, Santa Catarina, dom Angélico Sândalo Bernardino, que celebrou o seu matrimônio com Janja.

“Ganhei de presente de casamento de Chico Buarque e da Carol Proner um São Francisco negro. E eu quero que você vá lá em casa benzer meu São Francisco. Porque se Deus quiser ele vai ser levado à Brasília”, disse para Frei Davi.

Ao falar sobre a educação, abordada pelo frei durante o evento, Lula afirmou que “lamentavelmente Haddad prefere ser governador do estado de São Paulo do que ministro da Educação”.

Cleitinho divulga vídeo com falsa vinculação ao PT

Em uma publicação na sua conta no Twitter pedindo votos para o Bolsonaro no segundo turno, Cleitinho Azevedo (PSC) usou um vídeo de um satanista com falsa vinculação ao PT. Conhecido como Vicky Vanilla, o homem teve, na segunda-feira (3), um de seus vídeos divulgado nas redes sociais vestindo uma camisa do Partido dos Trabalhadores e uma bandeira do PT ao fundo.

Na publicação do senador eleito no último domingo, a fala do satanista surge no meio do vídeo, após ele afirmar que 40 milhões de votos foram jogados “no lixo”. Cleitinho faz referência ao percentual de brancos, nulos e de abstenções registrado pela Justiça Eleitoral no domingo das eleições. O senador eleito ainda pede o apoio de religiosos: "Se você é cristão assista esse vídeo e se levante. Vamos virar esse jogo. É Bolsonaro neles!", diz.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.
 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!