ELEIÇÕES 2022

‘Iremos às últimas consequências’, diz Bolsonaro sobre inserções em rádios

Presidente afirma que recorrerá da decisão de Moraes que rejeitou pedido da campanha sobre supostas irregularidades


Publicado em 26 de outubro de 2022 | 20:39
 
 
 
normal

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, afirmou, na noite desta quarta-feira (26) que irá recorrer da decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, de rejeitar o pedido de investigação sobre supostas irregularidades na veiculação de inserções de sua campanha no rádio.

A  campanha bolsonarista acusa as estações radiofônicas de terem exibido, em todo o Brasil, mais de 154 mil inserções a menos de Bolsonaro em relação à campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas duas primeiras semanas de outubro.

Em pronunciamento no Palácio da Alvorada, Bolsonaro falou que irá recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

“Nós não entendemos dessa maneira. Nosso jurídico deve entrar com recurso, já que o caso foi para o STF. De nossa parte, iremos às últimas consequências, dentro das quatro linhas da Constituição, para fazer valer aquilo que nossas auditorias constataram”, afirmou.

Na decisão, proferida também na quarta, Moraes afirma que a denúncia foi feita "sem base documental crível, ausente, portanto, qualquer indício mínimo de prova” e encaminha o caso ao STF para que ele seja incluído no inquérito das chamadas milícias digitais. A ação também foi criticada por Bolsonaro.

“Moraes matou no peito o processo, encaminhou ao STF uma parte ou o todo para o inquérito das fake news que ele mesmo conduz. Inquérito que não segue nossa Constitutição e não tem respaldo do Ministério Público”.

Em nota, a assessoria do PL afirma que “todas as entregas foram realizadas nos prazos e condições especificadas na resolução do TSE. Os documentos comprobatórios foram encaminhados para o setor jurídico da campanha”, diz o partido.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!