Eleições 2022

Lula não irá ao debate do SBT, mas participará do evento da Globo

Coordenação de campanha do petista avaliou não ser possível conciliar participação na emissora de Silvio Santos com atos de campanha


Publicado em 20 de setembro de 2022 | 13:06
 
 
 
normal

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não participar do debate a ser promovido pelo SBT no próximo sábado (24) com os candidatos ao Palácio do Planalto. Lula, porém, decidiu que irá no encontro entre os presidenciáveis a ser realizado no dia 29 de setembro, na TV Globo.

Os demais candidatos convidados para o encontro no SBT, realizado em parceria com CNN Brasil, Estadão/Eldorado, Veja, Rádio Nova Brasil e Terra. já confirmaram que participarão do evento. Entre eles está o presidente Jair Bolsonaro (PL). Além dele, participarão: Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Padre Kelmon (PTB) e Felipe d'Ávilla (Novo)

A decisão de não comparecer foi tomada após reunião com coordenadores de campanha que avaliaram que a ida ao debate na emissora de Silvio Santos ia tomar muito tempo e planejamento, prejudicando a campanha de rua. A avaliação é que um debate sacrifica dois dias de eventos de rua, e o presidente quer fazer eventos em Ipatinga, no Vale do Aço, em Minas Gerais, e em São Paulo entre a a sexta (23) e o sábado (24). Como Lula estará no programa do Ratinho, na quinta-feira (22), a avaliação é de que o público do SBT já estará contemplado.

Coordenador de comunicação da campanha, o prefeito de Araraquara Edinho Silva afirmou à revista "Forum" que a decisão de escolher o debate da Globo e não o do SBT não tem a ver com a emissora, mas com as datas previstas.

“Não é por não querer ir a essa ou aquela emissora. O presidente vai, por exemplo, no programa do Ratinho. Nosso problema com o debate é que você tem que parar a campanha por dois dias. O Lula quer viajar, quer voltar a Minas Gerais, ir mais uma vez a São Paulo. Por esse motivo, de dificuldade de agenda, nós estamos priorizando viagens. Por esse motivo optamos que ele vá apenas ao último debate, que é o da Globo, que é praticamente no final da campanha. Não há como conciliar o debate no SBT”, afirmou Edinho Silva.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!