Pronunciamento

Moraes pede que eleitores compareçam às urnas para diminuir abstenção

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também discursou contra o assédio eleitoral de empregadores e reforçou a defesa da democracia


Publicado em 29 de outubro de 2022 | 20:55
 
 
 
normal

Na véspera do segundo turno das eleições, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, fez na noite deste sábado (29) um pronunciamento de pouco mais de 4 minutos nas TVs e rádios. 

Em sua fala, o magistrado destacou o objetivo da Corte em diminuir a abstenção e disse que o processo de votação será mais rápido do que no primeiro turno, quando longas filas marcaram o pleito eleitoral.  No pronunciamento, o ministro também discursou contra o assédio eleitoral de empregadores e reforçou a defesa da democracia e da liberdade do voto.

"Vamos agora no segundo turno diminuir a abstenção para juntos construirmos um país melhor. Quem não votou no primeiro turno, não se preocupe, compareça e vote normalmente amanhã (...) o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Super Eleitoral reforçou a obrigatoriedade do fornecimento integral do transporte público, principalmente o gratuito. para que as filas que aconteceram em algumas sessões eleitorais no primeiro turno não se repitam", disse.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!