Eleições 2022

Para garantir idade mínima, posse de Chiara Biondini na ALMG será adiada

Eleita com 20 anos, ela precisa completar 21 para ser empossada como deputada estadual


Publicado em 06 de outubro de 2022 | 19:33
 
 
 
normal

Eleita deputada estadual com mais de 34 mil votos, a jovem Chiara Biondini (PP) não irá tomar posse junto com os outros parlamentares que saíram vitoriosos no domingo (2). Isso porque ela, considerada a parlamentar mais nova eleita, vai completar 21 anos somente em 22 de fevereiro do próximo ano. Com isso, a posse dela  na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) será adiada e não acontecerá em 1º de fevereiro. 

A Constituição Federal e a Mineira prevê que a idade mínima para alguém ser empossado como deputado estadual é de 21 anos. 

Durante a campanha política, a candidatura de Chiara chegou a ser questionada e a inegibilidade foi resolvida em decisão unânime no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sem direito a recurso.

De acordo com a ALMG, o regimento interno do legislativo do Estado prevê que a posse dos deputados eleitos pode acontecer em até 30 dias depois da primeira reunião. A previsão da posse é que ocorra em 1º de fevereiro, mas ainda de acordo com a ALMG, o prazo pode ser prorrogado uma vez por meio de requerimento. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!