ELEIÇÕES 2022

Presidente do TRE diz que, até o momento, votação em Minas está 'tranquila'

O desembargador Maurício Soares informou que, na manhã deste domingo de eleição, não houve ocorrências relevantes nas sessões de votação do Estado


Publicado em 30 de outubro de 2022 | 11:59
 
 
 
normal

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Maurício Soares, informou que, até o momento, o Disque Eleitor já recebeu cerca de 1.100 ligações, mas que não houve "nada muito relevante". Ele disse que a maioria das ligações são de eleitores buscando informações sobre locais de votação.

Durante entrevista coletiva para a imprensa, na manhã deste domingo (30), o presidente do TRE-MG reforçou que os eleitores compareçam para votar "com tranquilidade e calma, respeitando a escolha de todos os outros eleitores". Maurício Soares sugeriu que os eleitores "aproveitem para votar agora de manhã, já que há previsão de chuvas à tarde".

Em relação ao fluxo de votação, o presidente informou que o ritmo está tranquilo nas sessões de votação, sem filas e nem demora para votar. Ele lembrou que, neste segundo turno, como em Minas Gerais só há o voto para presidente, uma vez que o governador Romeu Zema (Novo) se reelegeu no primeiro turno, o processo de votação está mais ágil. Além disso, Maurício Soares acrescentou que o TRE orientou melhor os mesários para o segundo turno com objetivo de melhorar o fluxo de votação.

Sobre os fiscais escolhidos pelos partidos que estão nas sessões de votação, o presidente do TRE-MG lembrou que apenas aqueles que foram previamente credenciados pelo tribunal podem permanecer nos locais de votação. Além dos fiscais e mesários, apenas quem for votar pode entrar nas sessões eleitorais.

Falta de energia em Bias Fortes

De acordo com Maurício Soares, houve apenas uma ocorrência em uma escola na zona rural de Bias Fortes, na Zona da Mata, que teve interrupção de energia. Na sessão, são 127 eleitores e a urna continua a funcionar normalmente por causa da bateria que tem capacidade de funcionar por até 10 horas sem eneregia elétrica. O presidente do TRE-MG disse que, apesar de a falta de energia não ter atrapalhado a votação, a Cemig já foi acionada para reestabelecer a energia no local.

Acompanhe a apuração dos votos do segundo turno para presidente no portal O TEMPO a partir das 17 horas.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!