Eleições 2022

PSTU de Vera Lúcia defende "voto crítico" em Lula no 2º turno

Em nota divulgada nas redes sociais, a sigla reafirma que não defenderá e não integrará eventual governo petista


Publicado em 06 de outubro de 2022 | 16:24
 
 
 
normal

O PSTU, da ex-candidata Vera Lúcia, anunciou, na tarde desta quinta-feira (6), o apoio do partido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL), que tenta reeleição (PL). O comunicado foi divulgado nas redes e site oficial da sigla.

"No 2º turno, quando não podemos apresentar uma candidatura independente, defendemos o voto crítico em Lula para derrotar Bolsonaro nas eleições. Isso porque Bolsonaro reivindica a ditadura militar, defende um projeto autoritário e ameaça as liberdades democráticas", diz a nota.

Em outro trecho, o PSTU defende o voto crítico no petista, cravando que o não participará de eventual governo do ex-presidente.

"Defendemos o voto crítico em Lula, pois não apoiamos o projeto capitalista, social-liberal e de conciliação de classes do PT, expresso na chapa Lula-Alckmin, de amplas alianças com o capital. Não integraremos nem apoiaremos um eventual governo desses. Seremos oposição".

Oposição a Bolsonaro e ressentimento com Lula

Em agosto, durante entrevista ao portal O TEMPO, a então pré-candidata Vera Lúcia proferiu críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro. Na ocasião, analisou que o chefe do Executivo federal deseja acabar com as garantias democráticas dos trabalhadores, ativistas e meios de comunicação.

Apesar disso, Vera classificou Lula como um “entreguista, que fala muito bem, mas que continua abraçado com a grande burguesia”

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!