Eleições 2022

TSE aprova registro de candidatura de Ciro Gomes à Presidência

Aos 64 anos, o candidato pelo PDT teve registro deferido pela Justiça Eleitoral e vai concorrer na chapa com Ana Paula Matos, candidata à vice


Publicado em 01 de setembro de 2022 | 13:11
 
 
 
normal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta quinta-feira (1º) a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República pelo PDT. Ana Paula Matos, vice-prefeita de Salvador e candidata à vice, também foi aprovada. 

A votação foi unânime. O relator dos pedidos foi o ministro Carlos Horbach, que aprovou a documentação e informações enviadas pela chapa. 

Aos 64 anos, Ciro Gomes foi prefeito de Fortaleza, governador do Ceará e ministro da Fazenda. Foi deputado federal de 2007 a 2011 e agora disputa a quarta eleição presidencial. Declarou patrimônio de R$ 3 milhões.  

TSE começa a analisar registros

Os ministros começaram a analisar as informações de coligações e partidos nesta semana. No início da semana, o Plenário aprovou o registro de Léo Péricles, que vai concorrer pelo UP em sua primeira eleição.

Já nesta quinta, os ministros barraram a candidatura de Roberto Jefferson à Presidência, com o entendimento de que o ex-deputado federal está inelegível. Jefferson foi condenado em 2012 no julgamento do mensalão e não poderá se candidatar até dezembro de 2023.

Os candidatos Simone Tebet (MDB), Felipe D’avila (Novo), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) já receberam aval dos relatores dos pedidos de candidatura. A análise total da documentação acontece no Plenário.

Todos os pedidos devem ser julgados até 12 de setembro, incluindo eventuais recursos, conforme prevê o calendário eleitoral. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!