O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou nesta terça-feira (6) a eleição do ministro Benedito Gonçalves para o cargo de corregedor-geral eleitoral. Ele tomará posse no cargo na próxima quinta, às 9h.

Vindo do Superior Tribunal de Justiça, o ministro vai substituir o colega de Corte, ministro Mauro Campbell Marques, cujo mandato se encerrou na última quinta-feira (1º).

A corregedoria é responsável por fiscalizar o funcionamento dos serviços eleitorais e orientar os procedimentos que devem ser seguidos pelas corregedorias pelo país e pelos cartórios.

A ocasião também marcou a posse do ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como ministro efetivo do tribunal para os próximos dois anos. Desde 2020 ele atuava como substituto, cargo que agora será exercido pela ministra Isabel Gallotti.

A posse foi rápida, mas encheu o Plenário do TSE. O ministro foi prestigiado por diversos ministros do STJ, que compareceram presencialmente na solenidade. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, também esteve no local. 

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.