Eleições 2022

Vera Lúcia critica programas de bolsas em escolas privadas

Candidata do PSTU defende que é preciso acabar com o ensino superior privado


Publicado em 24 de agosto de 2022 | 17:15
 
 
 
normal

A candidata do PSTU à Presidência da República, Vera Lúcia, criticou a estratégia de o Estado bancar bolsas de estudos para que alunos carentes possam estudar em escolas privadas. Segundo a candidata, o dinheiro deveria ser destinado diretamente em investimentos no ensino público. As declarações foram dadas após um encontro com alunos da PUC-RJ.

"A luta em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade é importantíssima! Inclusive nas universidades privadas, onde muitos estudantes ou arcam com mensalidades caras ou conseguem bolsas. O problema é que essas bolsas não é o empresário deixando de lucrar como deveria ser o certo. Mas é o governo transferindo dinheiro público para os empresários da educação ficarem mais ricos. O que defendemos é que esse dinheiro seja usado para expandir a educação pública e gratuita. Com a estatização do ensino privado, o fim do vestibular e livre acesso ao ensino superior, conseguiríamos expandir e muito o ensino superior no país", afirmou ela nas redes sociais.

Vera Lúcia afirmou que é preciso "não expandir o ensino superior privado, mas acabar com ele" e "garantir ensino superior público para todos". Não faltaram críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

"É preciso lutarmos contra todos os retrocessos de Bolsonaro mas não podemos defender que um governo socialista e dos trabalhadores repitam os erros do PT de se aliar com os ricos. Bolsonaro é um desastre em todos os terrenos. E ataca todos os direitos da educação no país. Sucateia, corta verbas e ataca até essas medidas de bolsas e expansão do ensino. Faz isso porque é um elitista que defende ensino superior só para os ricos", completou.

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!