Em preparação para a visita do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) a Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, o governador Romeu Zema (Novo) anuncia nesta terça-feira (25) a retomada das obras do Hospital Regional que terá sede na cidade e atenderá a população do Mucuri e também do Jequitinhonha. Bolsonaro fará campanha no município um dia depois do anúncio, na quarta-feira (26).

As obras do hospital foram paralisadas em 2016 durante a gestão do então governador Fernando Pimentel (PT) quando estavam 50% concluídas. Agora, após a licitação ser homologada no início do mês, o governo de Minas vai anunciar a retomada.

A gestão de Pimentel é o principal argumento utilizado por Zema para tentar convencer os mineiros a votar em Bolsonaro e não em Lula (PT)

O Vale do Mucuri se tornou umas das regiões disputadas por ambos os candidatos nesta reta final. Na última sexta-feira (21), Lula também fez campanha em Teófilo Otoni, que é governada por Daniel Sucupira (PT).

Levando em conta apenas os 106 mil eleitores da cidade, o candidato do PT teve 2 mil votos a mais que Bolsonaro no primeiro turno, quando venceu por 48,74% a 45,34%.

Porém, na região do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, que serão atendidas pelo novo hospital, Lula venceu o atual presidente por 170 mil votos, ou 63,95% a 30,93%. Os números foram compilados pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

A conclusão do hospital custará R$ 104 milhões. O recurso virá do acordo com a Vale pelo rompimento da barragem em Brumadinho em 2019. A previsão é que a obra termine em até 24 meses. Serão 427 leitos, 372 deles de internação, 30 de UTI adulto e 25 leitos de UTI neonatal.

“Eu tenho trabalhado há 20 dias direto. Desde o dia 4 de outubro, eu trabalho da hora que eu levanto a hora que eu vou dormir”, disse Zema durante evento de campanha para Bolsonaro em Divinópolis nesta segunda (24). 

“Estamos em um momento decisivo e o que fizermos no próximo domingo pode definir a história dos nossos filhos, netos e bisnetos, porque a gente sabe que quando a turma do PT entra lá, eles agarram mesmo, é algo que gruda e não solta mais", acrescentou.

Na semana passada, o governo Zema anunciou uma obra estadual durante a visita de Lula a Teófilo Otoni: a homologação da licitação para o segundo lote da recuperação funcional das rodovias MG-418 e MG-412, que beneficiará 210 mil habitantes do Vale do Mucuri.

Na ocasião, o petista se manifestou sobre a visita de Bolsonaro nesta quarta. “Ele vai vir a Teófilo Otoni prometer fazer o que já poderia ter feito há oito anos atrás, há quatro anos atrás, há três anos atrás e não fez. Então, vocês precisam ficar em alerta e muito espertos”, disse Lula na sexta-feira.

Uma das propostas apresentadas pelo candidato do PT é que o hospital regional também funcione como um hospital universitário, já que Teófilo Otoni abriga um dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

“Quero assumir com o nosso prefeito o compromisso de fazer um hospital universitário para que os estudantes de Medicina possam aperfeiçoar os seus cursos”, declarou Lula na ocasião.

Bolsonaro também fará campanha em Uberlândia

O evento do presidente em Teófilo Otoni na quarta-feira está marcado para começar às 9h. Após o compromisso, ele segue para o Triângulo Mineiro, onde a partir das 14h realizará comício no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia.

Segundo a deputada federal Greyce Elias (Avante), a viagem do presidente a Uberlândia demonstra a importância atribuída por ele à região, que tem o agronegócio como principal atividade econômica e também é forte no setor logístico.

“Os transportadores e caminhoneiros estão com Bolsonaro. (Se) Organizaram para não trabalharem pois querem a recondução do Bolsonaro pois entendem que esse governo trabalhou pelo setor cuidando da infraestrutura, finalizando obras paralisadas, e apoiando no momento mais difícil pós-pandemia com o auxílio (aos caminhoneiros) devido à alta dos preços do diesel”, explicou ela.

Não está descartado que Bolsonaro ainda volte a Minas Gerais antes do segundo turno no dia 30. Uma possibilidade é que ele vá a Ipatinga, no Vale do Aço.

Além das vindas do vice na chapa de Bolsonaro, Braga Netto, e do empresário Luciano Hang nesta terça-feira (25), o deputado estadual Arlen Santiago (Avante) afirmou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, vai se reunir com empresários em Belo Horizonte na quarta-feira (26) no Minascentro. 

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) já abriu credenciamento para o evento, divulgado como um debate sobre o cenário econômico do Brasil.