Neste domingo (3) será realizado o primeiro dia de provas do Enem 2024, para o qual se inscreveram mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o país. Mas, para quem perdeu o primeiro dia de provas, é possível fazer o segundo? 

A resposta é sim. É possível comparecer no segundo dia de provas do Enem sem ter participado do primeiro e não são necessárias quaisquer justificativas. Contudo, como as provas do primeiro dia serão zeradas, a ida ao segundo dia valerá apenas como experiência para o concorrente ou aluno. 

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada no ensino superior por meio da plataforma Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser usado para ter acesso ao Fies (Financiamento Estudantil) e ao Prouni (Programa Universidade para Todos).

Suas notas também são usadas nos processos seletivos de instituições públicas e privadas Brasil afora e em algumas de Portugal. Por sua importância, todos os participantes precisam se atentar às exigências e aos horários para que consigam realizar as provas sem problemas e se concentrem apenas nas questões.

NESTE PRIMEIRO DIA SERÃO APLICADAS:

45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias, 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias prova de redação


Na redação, o candidato deverá redigir um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. A proposta sempre é uma situação-problema.

O estudante precisa ler os textos de apoio e identificar qual é o problema apontado pelo Inep, que organiza a prova, antes de escrever o texto sugerindo uma solução para resolver o problema ou para minimizá-lo.

Veja, abaixo, outras informações para o primeiro dia de prova

QUAL É O HORÁRIO DA PROVA?

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com o início da prova às 13h30 e término às 19h (horários de Brasília).


QUAL É O TEMPO DE PROVA?

Neste primeiro domingo, a prova será das 13h30 às 19h (20h para participantes com tempo adicional e 21h para aqueles que farão a videoprova em libras).

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a folha de redação e as respostas efetivamente marcadas no cartão-resposta, sem emendas ou rasuras.


QUAL DOCUMENTO PRECISO LEVAR?

Nos dias de provas serão aceitos documentos de identificação originais e com foto.

São documentos impressos válidos:

- Cédulas de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal; 

- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório; Documento Provisório de Registro Nacional Migratório; Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação; CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social); 

- Documentos digitais com foto (e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG e CIN Digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br. Capturas de telas não serão aceitas.  


O QUE LEVAR NO DIA DA PROVA?

- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente; 

- Documento de identificação válido (físico ou digital); 

- Cartão de confirmação de inscrição; 

- Declaração de comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame); 

- Alimentos leves, como sanduíches naturais, chocolates, barrinhas de cereais etc. Para beber, água é mais recomendada.  


O QUE NÃO PODE LEVAR NO DIA DA PROVA?

Será eliminado o participante que portar qualquer um dos itens a seguir fora do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas:

- Declaração de comparecimento impressa; 

- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; 

- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos; 

- Livros, manuais, impressos e anotações; 

- Protetor auricular; Relógio de qualquer tipo; 

- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods, gravadores, pendrive, mp3 e/ou similar; 

- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico; 

- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens; 

- Bebidas alcoólicas; 

- Drogas ilícitas ou cigarros e outros derivados do tabaco; 

- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova.  


O CALENDÁRIO DO ENEM 2024

Dias de provas: 3 e 10.nov 

Solicitação de reaplicação: de 11.nov a 15.nov às 23h59 

Divulgação do gabarito: 20.nov 

Reaplicação das provas: 10 e 11.dez 

Divulgação do resultado final: 13.jan.2025

 

(Com agências)