Não ter tempo para finalizar as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ser obrigado a fazer dezenas de “chutes” sem nem ler os enunciados. Esse é um dos principais pesadelos para os estudantes que tentam uma vaga em uma universidade, principalmente quando a concorrência é acirrada.
Só em Minas Gerais, são mais de 390 mil inscritos. Para evitar essa situação, a Rede Chromos de Ensino criou uma metodologia que garante o aproveitamento de cada minuto de prova.
Gestão de tempo no Enem, como fazer? Entenda
No próximo domingo (10 de novembro), os candidatos responderão a 90 questões: 45 de matemática e 45 de ciências da natureza. Serão cinco horas de prova – das 13h30 às 18h30 –, e o principal desafio será conciliar o tempo para os cálculos de matemática e física, que são mais complexos.
Segundo a coordenadora pedagógica e professora de biologia do Chromos, Denise Arão, o ideal é que o aluno gaste, em média, três minutos por questão.
“Saber administrar o tempo pode garantir a vaga do candidato em uma universidade. O método Chromos aconselha que 30 minutos sejam reservados apenas para o preenchimento do gabarito. Parece muito, mas é o necessário para registrar todas as 90 respostas com precisão. Dessa forma, restam 5 horas, o que representa uma média de três minutos por questão”, explica a profissional.
A dica sobre a reserva de tempo para o gabarito evita “chutes” impensados e respostas em branco, uma vez que os cadernos de prova não valem para pontuação.
Arão reforça que o perfil do segundo domingo de Enem, marcado pelo uso de fórmulas e cálculos, exige que o candidato saiba priorizar as questões fáceis e médias, pois são elas que garantem maior aproveitamento de nota, conforme o método de avaliação do exame – a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
“O Enem possui um sistema antichute, ou seja, vale mais acertar as questões fáceis e médias do que apenas as difíceis. A dica do Chromos aos alunos é: se tiver dificuldade em resolver um cálculo, pule para a próxima questão. Ao final, se sobrar tempo, você tenta outra vez”, aconselha.
Matemática ou ciências da natureza: qual prova fazer primeiro?
A recomendação é que o candidato do Enem escolha começar a prova pelas questões com as quais tem mais afinidade.
Dessa forma, é possível responder mais perguntas em menor tempo. De qualquer maneira, as 45 questões de matemática requerem uma estratégia específica.
“São cálculos que exigem cuidado e atenção para evitar retornos constantes às questões, algo que pode comprometer o tempo do candidato. A matemática costuma resultar em uma nota relevante para a média do aluno, sendo, portanto, uma prioridade no segundo domingo de Enem”, afirma a coordenadora pedagógica do Chromos, Denise Arão.
+ O que deve cair na prova de física do Enem 2024? Veja dicas
+ Enem 2024: saiba como ir bem na prova de matemática
Mais dicas do Chromos para ir bem no segundo domingo de Enem
- Revise as fórmulas mais cobradas no exame: conheça as fórmulas mais cobradas para Matemática, Física e Química, e esteja confortável com os cálculos, especialmente aqueles que envolvem física cinemática, reações químicas e porcentagens.
- Realize cálculos com precisão: evite erros comuns, conferindo cada passo. No ENEM, pequenos enganos podem impactar sua resposta, então treine para ser cuidadoso e certeiro.
- Lembre-se de definições e conceitos chave: entenda as terminologias para interpretar questões rapidamente. Revisar conceitos pode otimizar seu tempo.
Ative as notificações e receba o gabarito
Pelo quinto ano consecutivo, O TEMPO e a Rede Chromos de Ensino vão unir forças para divulgar o gabarito extraoficial do Enem nos dois domingos de realização da prova – 03 e 10 de novembro.
Todos os candidatos poderão se inscrever para receber, em primeira mão, notificações sobre a liberação dos gabaritos. Basta fazer o cadastro pelo link do Gabarito Chromos Enem.
Live de correção das questões
Neste ano, também será realizada a tradicional live explicativa de correção das questões. Por meio de uma transmissão ao vivo, que começará às 20h, no YouTube, todos poderão acompanhar a análise das questões realizada pelos professores da Rede Chromos de Ensino.
Ative as notificações para não perder a correção ao vivo no YouTube.
Programação
📅 Domingos de Prova (03 e 10 de novembro)
● Divulgação do gabarito extraoficial: A partir das 18:30
● Live de resolução: a partir das 20h, com análise detalhada das questões e comentários sobre o exame