Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Milena são alguns dos personagens mais queridos dos brasileiros. Mas você já parou pra pensar como essa turminha se conheceu e construiu uma amizade que virou referência para crianças de 0 a 100 anos? Pois essa entre outras curiosidades serão mostradas na nova série original do Globoplay, que estreia na próxima quinta-feira (24), na semana em que Mauricio de Souza (ele faz aniversário no domingo 27) completa 89 anos.

Com oito episódios, 'Turma da Mônica - Origens'  mostra a turma mais amada do Brasil de um jeito nunca revelado, aos 70 anos. Tudo começa quando a turma se reúne para assistir a passagem do mesmo cometa que viram juntos, quando crianças, há 63 anos. Mas Dona Mônica (Louise Cardoso) perde a memória após uma luneta cair em sua cabeça e não reconhece mais os amigos. Eles, então, decidem voltar ao bairro do Limoeiro para tentar reativar as memórias da amiga. Além da atriz ainda estão no elenco adulto Daniel Dantas (o ambicioso Sr. Cebola); Malu Valle (a meiga e eterna comilona Dona Magali), Paulo Betti (o habilidoso Sr. Cascão) e Dhu Moraes (a confiante Dona Milena).

Já as criações de Mauricio na fase infantil são interpretadas por Bernardo Faria (Cascão), Sabrina Souza (Milena), Giovanna Urbano (Mônica), Felipe Rosa (Cebolinha) e Manu Colombo (Magali).

 

Elenco infantil da série: Bernardo Faria (Cascão), Sabrina Souza (Milena), Giovanna Urbano (Mônica), Felipe Rosa (Cebolinha) e Manu Colombo (Magali). Foto: Fábio Braga/Globoplay

 

Em coletiva online realizada na manhã desta segunda-feira (21),  elenco, diretores e roteiristas falaram da expectativa da produção que chega para celebrar o mês das crianças. Um dos aspectos mais ressaltados por todos foi como cada ator - seja na fase criança ou sênior - se encaixou como uma luva em seu papel.

"Quem descobriu que eu era o Cascão? Eu sempre fui Cascão. Quando eu era criança minha mãe raspava o meu calcanhar com caco de telha de tão cascudo que ficava, por conta da sujeira. Estou impressionado com essa produção", brincou Paulo Betti. O ator ressaltou o prazer que foi fazer parte do projeto e o clima leve que imperou dentro e fora das telas, sobretudo nas filmagens em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A cidade mineira mais uma vez - assim como aconteceu em ‘Turma da Mônica  - A Série’ (2002)- serviu de cenário para o famoso bairro do Limoeiro.

 

"A ideia do roteiro foi muito bacana. Esse lance da gente se encontrar tanto tempo depois, de uma promessa que tinha sido feita lá trás quando criança dá até uma certa melancolia. E fazer a integração com o elenco infantil, o carinho que a gente foi pegando por eles. O fato de a gente gravar todos juntos em Poços de Caldas ajudou muito nessa convivência. Quando saiu a primeira foto de divulgação (da série), a criançada veio correndo atrás de mim. É impressionante a repercussão e o afeto que as pessoas têm por esses personagens”, destacou.

Louise Cardoso contou que quando sua empresária comentou que ela seria a Mônica, ela levou um grande susto. “A Mônica é uma criança de 7 anos. Como seria isso? E quando li o roteiro, fiquei encantada e achei que a ideia era ótima.  Depois disso, eu voltei a ler os gibis, ver os vídeos, porque a Turma da Mônica fez parte da minha vida mais na adolescência. E eu viciei tanto agora que retomei, que ficava lendo as revistinhas no intervalo das gravações”, comenta.

Assim como Betti, Louise se identificou bastante com a personagem que interpreta. “Eu era bem brava e batia nos meninos quando eu era criança (risos). Eles implicam comigo e eu batia neles. E eu sempre fui meio fortinha. Eu tinha essa particularidade.  A Mônica, o Cebolinha, os demais personagens fazem parte da nossa cultura brasileira. Mauricio sempre foi uma figura à frente do tempo”, comenta.

Já Dhu Moraes, que faz a Milena na fase adulta de 'Turma da Mônica - Origens', salienta a importância da representatividade no universo de Mauricio de Souza. Ela também exaltou a alegria e o prazer de fazer parte desta empreitada. “Fazer um trabalho direcionado para criança e adolescente é divino, porque o retorno desse público é muito verdadeiro e gostoso.  E também pela representatividade de fazer a Milena, uma negra na Turma da Mônica. Isso é muito importante e espero que seja um grande sucesso”, celebra.

A amizade continua sendo a força motriz da história, como destaca a intérprete de Magali na fase adulta. A atriz Malu Valle - outra que se identificou com sua personagem pelo fato de adorar comer desde criança - enfatizou os laços criados não só na ficção, como na vida real. “No primeiro dia que a gente encontrou para ler o texto, a Louise me deu um presente. Isso foi muito bacana. A questão da amizade, da brincadeira, do lúdico estavam sempre presentes. Éramos todos amigos. Elenco, equipe, personagens”, frisou.

 

 

Desafios

Criada por Marina Maria Iório e Daniel Rezende, também supervisor artístico, e com direção-geral de Isabel Valiante, a série contou, claro, com o aval de Mauricio de Sousa. Segundo Isabel, depois de ver suas criações na pele de bebês, crianças e jovens, o quadrinista já acalentava o desejo de ver Mônica, Cebolinha e cia limitada com cabelos grisalhos. “Ele aprovou tudo. A ideia original, a história com esses dois paralelos (crianças e idosos). O Mauricio chegou a ir nas filmagens em Poços de Caldas e São Paulo. Sempre teve um bate e bola com a MSP (Mauricio de Sousa Produções). A palavra final sempre foi dele e de sua equipe”, frisa a diretora.

Marina Maria afirma que essa parceria foi fundamental para a condução da narrativa e que o grande desafio foi manter o tom infantil, mesmo com os protagonistas estando mais velhos. “A Dona Mônica não vai deixar de ser brava, o Cebolinha não vai deixar de implicar com ela e querer ser o dono da rua. Então, mesmo com 70 anos de idade, o público tem que reconhecer aqueles personagens, as características essenciais de cada um. A construção do roteiro foi feita nesse sentido. A gente errando e reescrevendo. A gente errou bastante o tom até encontrar a leveza”, afirma.

O elenco de 'Turma da Mônica - Origens'ainda tem nomes que já figuraram em outras produções live-action da Turma da Mônica como Monica Iozzi (Dona Luisa), Fafá Rennó (Dona Cebola) e Adriano Paixão (Seu Antenor), além de Luiz Pacini (Seu Souza), Felipe Rocha (Seu Cebola), Rocco Pitanga (Seu Renato), Érico Brás (Tio da Recreação) e Marcos Veras (gerente do hotel).