Neste sábado (26), um encontro literário no Centro Cultural Venda Nova, em Belo Horizonte, marca o início de uma série de ações de lançamento dos livros “Calada Palavra”, do escritor, compositor e médico Antonio Pereira Gomes Neto, e “Pérola Abstrata”, do escritor e compositor Marcos Braccini. As publicações são as primeiras da editora Klave no gênero poesia e têm mais algo em comum: seus autores são, respectivamente, pai e filho.

Após essa incursão inicial, aliás, os dois autores encaram juntos outros compromissos literários – o que, convenhamos, pelos laços consanguíneos, não seria muito difícil. 

Primeiro, eles comparecem ao Centro Cultural Vila Santa Rita na quarta-feira (30). No dia seguinte (quinta-feira, 31), a dupla estará no Teatro Marília, quando participam de um evento, que tem a palavra como foco a partir de leituras e performances, contando com as participações da atriz Ângela Mourão, da escritora e jornalista Brisa Marques, do poeta Rafael Fares, além, claro, dos próprios escritores, que, na ocasião, vão realizar sessão de autógrafos.

Com produção executiva de Lívia Aranha, direção artística de Marcos Braccini e figurinos de Paula Braccini, o evento no Teatro Marília será acessível em libras.

Concluída essa etapa de ações de lançamento em BH, Antonio Pereira Gomes Neto e Marcos Braccini seguem para o 4º Festival Literário Internacional de Itabira, a Flitabira, no dia 2 (sábado).

Capa do livro Calada Palavra | Crédito: Daniel Cavalcanti/Divulgação
Capa do livro Calada Palavra | Crédito: Daniel Cavalcanti/Divulgação

“A literatura sempre ocupou um papel central na minha vida, está presente em tudo o que faço. Foi também a porta de entrada para a música e antecede meu trabalho como compositor ou médico”, ressalta Neto, que tem, em “Calada Palavra”, sua publicação de estreia, reunindo 45 poemas inéditos escritos em diferentes períodos, além de prefácio do artista plástico Marcelo Xavier e projeto gráfico e design de Daniel Cavalcanti.

Já sobre os eventos de lançamento, Braccini reconhece: “São muito especiais para mim, um momento sem igual. Nunca imaginei exatamente lançar livros desta forma, em parceria com meu pai, e reunir amigos em torno de uma causa tão nobre quanto a poesia”. “Pérola Abstrata”, no caso, é a terceira publicação do autor mineiro, reunindo 57 poemas inéditos de estilos e gêneros diferentes como o martelo agalopado e o quadrão. Parte dos textos foram escritos em Lapinha da Serra durante a pandemia. Há também poemas visuais em parceria com o designer Daniel Cavalcanti, que também assina o projeto gráfico, enquanto o prefácio é da escritora Brisa Marques.
 
SERVIÇO:
O quê. Lançamento dos livros ‘Calada Palavra’, de Antonio Pereira Gomes Neto, e ‘Pérola Abstrata’, de Marcos Braccini
Quando. Neste sábado (26), às 10h; na quarta-feira (30), às 14h; e quinta-feira (31), às 19h30;
Onde. No Centro Cultural Venda Nova; Centro Cultural Vila Santa Rita; e Teatro Marília;
Quanto. Entrada gratuita.