Neste domingo (24), Belo Horizonte recebe uma sessão especial do longa “Salão de Baile: This is Ballroom”, documentário dirigido por Juru e Vitã que mergulha no universo performático e efervescente da comunidade preta LGBTQIAPN+ fluminense. 

Após a exibição, às 19h, no UNA Cine Belas Artes, na região Centro-Sul da capital, Vitã participa de um debate mediado por Paula Zaidan, pioneira na cultura ballroom em BH. Há ainda a previsão de performances com artistas da House of Juice.

Com distribuição da Retrato Filmes, o filme, premiado no Festival Mix Brasil e no Festival do Rio, tem estreia nacional marcada para o dia 5 de dezembro.

História

“Salão de Baile: This is Ballroom” esquadrinha a cena ballroom do Rio de Janeiro, formada por uma comunidade protagonizada por pessoas pretas e LGBTQIAPN+, que segue a trilha da cultura criada na década de 1970, em Nova York.

No filme, a câmera acompanha uma “ball” (baile), onde participantes têm a liberdade para experimentar novas possibilidades de expressão de identidade, de gênero e exercitar seus potenciais artísticos. Várias modalidades de competição acontecem ao longo da celebração, como moda, beleza, dança, música, desfile.

O título é o primeiro dedicado ao movimento ballroom brasileiro a ser lançado nos cinemas, sendo exibido em mais de 15 países. A estreia mundial ocorreu em março, no Festival Internacional de Documentários de Copenhagen – CPH:DOX, na Dinamarca, como a reportagem de O TEMPO informou à época.

Internacionalmente, o longa foi laureado com diversas premiações, entre elas:

  • Prêmio de Público no Queer Porto, em Portugal;
  • Melhor Documentário no Oslo/Fusion Festival Internacional de Cinema, na Noruega;
  • e Prêmio Diversidade no Afrika Film Festival, em Colônia, Alemanha.

No Brasil, o documentário encerrou a 13ª edição do Olhar de Cinema, compôs a programação da 48ª Mostra de São Paulo, e fez parte da programação do festival Primeiro Plano, em Juiz de Fora, e Festival Mix Brasil, em São Paulo. No percurso, faturou premiações, entre elas:

  • Melhor Montagem e uma Menção Honrosa no Prêmio Félix no Festival do Rio 2024;
  • e Coelho de Ouro, honraria máxima concedida pelo Festival Mix Brasil.

Equipe do filme participa da cena ballroom do Rio 

“Temos equipe de direção inteira feita por pessoas ballroom, direção de arte inteira de ballroom, equipe de produção 50% ballroom. Essa proximidade fez com que a gente construísse um retrato muito singular da cena, e acho que isso tem sido reconhecido pelo júri e pela crítica, tanto lá de fora quanto daqui”, orgulha-se Juru, diretore e roteiriste de Salão de Baile.

Mais do que um filme sobre a cena ballroom, nós fizemos um filme em conjunto com a comunidade ballroom. Queremos proporcionar ao espectador uma experiência de imersão no universo, com o nosso olhar ‘de dentro’”, complementa Vitã.

SERVIÇO:
O quê. Pré-estreia do filme Salão de Baile: This is Ballroom
Quando. Neste domingo (24), às 19h
Onde. UNA Cine Belas Artes (rua Gonçalves Dias, 1.581, Lourdes)
Quanto. Ingressos no perfil da Retrato Filmes no Instagram.