Alunos do segundo e terceiro módulo do curso teatral da Escola de Teatro PUC Minas apresentarão, de quinta (5) a sábado (7), o espetáculo "Mantenha Fora do Alcance do Bebê." Com texto de Silvia Gomez, a montagem acompanha a história de uma mulher que, na intenção de adotar um bebê, é submetida a uma entrevista para uma assistente social. Nesse momento, o perfil psicológico das duas afloram em diversas características próprias do feminino.
"Escolhi para a montagem dos módulos II e III a ótima e verborrágica 'Mantenha fora do alcance do bebê', da conterrânea talentosíssima Silvia Gomez. A peça teve sua dramaturgia indicada ao Prêmio Shell e venceu os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Aplauso Brasil, em 2015", justifica o diretor de teatro Luiz Arthur.
A atriz Débora Falabella encenou o texto em São Paulo, que, em sua montagem original, teve quatro pessoas. "Eu fiz com 27 pessoas e é surpreendente como manteve a integridade do que é discutido na peça. São vários os temas que percorrem a montagem. É até difícil falar qual o mote principal do espetáculo, como as dores, o feminino e a maternidade", comenta o diretor.
"É muito legal como a Silvinha é muito sábia na condução de temas, como a maternidade, a solidão, os traumas, as dificuldades, os desafios, os amores, as relações entre pares e o sentido de família", aponta Luiz Artur.
Sinopse:
A distopia surrealista de Silvia Gomez é rodeada de lobos.
Somos nós os animais em extinção?
Os uivos da alcateia, os silêncios e os sons de um bebê – o artigo de luxo a ser adotado/adquirido – surgem, de tempos em tempos, no diálogo entre uma candidata a mãe/proprietária e seu algoz, uma assistente social, que deve endossar a tal qualificação para o cargo.
Aqui, são várias as pessoas que tentam se habilitar, uma gente esquisita, e outras tantas que batem o ponto com escuta frágil, por feridas não cicatrizadas, de ambos os lados. São dores localizadas, muitas vezes advindas da comparação com o mundo perfeito, que é sempre o do outro.
Para sobreviver, nada fora do “procedimento padrão”.
Para sobreviver, basta contar até dez!
O quê. Espetáculo "Mantenha Fora do Alcance do Bebê"
Quando. Quinta (5) e sexta (6), às 20:30h, e sábado (7), às 19h e às 20h30.
Onde. Escola de Teatro PUC Minas - Av. Edgar da Mata Machado, 577. Portaria 9 PUC Minas Coração Eucarístico
Quanto. Gratuito, com retirada de senhas uma hora antes das sessões.