A cena de hip hop em Belo Horizonte tende a crescer nos próximos anos. Expressões artísticas como batalhas de rimas, saraus de MCs e slams serão contempladas em um novo programa de incentivo municipal. O prefeito Fuad Noman assinou, neste domingo (19 de maio), o decreto que regulamenta a Lei nº 11.616 e institui o “Programa Municipal de Incentivo à Batalha de Rimas e de MCs, ao Sarau e ao Slam”. A ação, ambiciosa, é o início do que pode tornar BH a “capital nacional do Hip Hop”, segundo Fuad.
A iniciativa prevê facilitar o licenciamento de eventos da cultura de MCs e valorizar a produção artística nas regiões periféricas de BH. “Além de promover a ocupação de espaços públicos, como praças, com atividades culturais”, informa a prefeitura por meio de nota.
Quando regulamentado, o programa vai instituir políticas de estímulo à profissionalização e capacitação de agentes culturais. A intenção é que eles participem de editais de fomento e sejam orientados a conseguir licenças e autorizações necessárias para dar início a um projeto na área do hip hop.
Para o prefeito Fuad Noman, Belo Horizonte pode se tornar destaque quando o assunto é a cultura do rap. “Belo Horizonte não podia ficar de fora desse movimento. Queremos ser a capital nacional do Hip Hop. Temos em Belo Horizonte grandes artistas que são pessoas que passam a vida inteira se dedicando ao Hip Hop e que, de alguma forma, estavam esquecidas pelo poder público”, admite.
Aos artistas que tiverem interesse em participar da elaboração do programa, além dos eventos finais, serão promovidos encontros e reuniões públicas. A iniciativa vai ser guiada por diversas entidades municipais, como as secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC), de Cultura (SMC), de Política Urbana (SMPU) e de Segurança Pública (SMSP).
“Com o programa de incentivo, estamos criando espaços e oportunidades para ensaios e eventos de uma das culturas populares mais importantes do Brasil”, continua o prefeito Fuad Noman. A agenda de eventos programados para cada regional de BH deverá ser previamente consultada à SMPU, por meio do Portal de Serviços da Prefeitura de Belo Horizonte.