POLÊMICA

RBD confirma irregularidades em dinheiro de turnê que passou pelo Brasil; desvio é de U$ 1 milhão

Após meses de especulações, banda quebrou o silêncio em comunicado oficial divulgado nesta quarta-feira (22)

Por Pollyana Sales
Publicado em 22 de maio de 2024 | 18:01
 
 
 

Os integrantes do RBD confirmaram, na tarde desta quarta-feira (22 de maio), que tiveram que pausar todos os projetos musicais da banda após descobrirem irregularidades no dinheiro da turnê 'Soy Rebelde Tour', que passou pelo Brasil em novembro de 2023. O comunicado divulgado por todos os cinco integrantes da banda, Anahi, Maite, Dulce Maria, Christopher e Christian,  confirma um rombo de US$ 1 milhão (equivalente a 5,1 milhões de reais)  no valor arrecadado com os shows. 


Esta é a primeira vez que os cantores se pronunciam oficialmente sobre a polêmica que parou os projetos do RBD, afastou os integrantes e, inclusive, impossibilitou a continuação da turnê, que tinha o intuito de continuar em 2024 e visitar outros países. 


Veja o que diz o comunicado:


"Ao contrário das afirmações feitas pela T6H Entertainment, a investigação contábil forense conduzida por Citrin Cooperman revelou irregularidades significativas. Especificamente, o relatório indicou que a T6H Entertainment recebeu fundos relacionados à turnê desde dezembro de 2022, dos quais quase US$ 1 milhão permanece não verificado, ou seja, não contabilizado, mesmo depois de considerar os recibos e documentos que a T6H Entertainment forneceu", diz a nota.


A banda também afirma que a empresa TH6 Entertainment dificultou e atrasou o processo de auditoria que, posteriormente, comprovou as irregularidades:


"A T6H atrasou o processo ao não assinar os principais documentos necessários à resolução dos pagamentos e da tour. Isto porque os contratos originais das empresas foram assinados com o T6H e, sem a sua assinatura, os processos não podem prosseguir. É fundamental esclarecer que os únicos responsáveis pelos pagamentos da tour foram T6H na primeira etapa e posteriormente Citrin Cooperman que atuou como gerente comercial do. Nenhum dos membros do grupo teve acesso à gestão do dinheiro ou efetuou pagamentos".


O comunicado também agradece o apoio e paciência dos fãs e confirma a paralisação dos projetos da banda mexicana até que tudo seja solucionado:


"Dada a quantia considerável de dinheiro envolvida e as discrepâncias encontradas, todos os nossos projetos estão atualmente parados. Tivemos que fazer uma pausa neste sonho compartilhado com vocês, incluindo uma possível continuação da turnê. Nosso objetivo sempre foi resolver essas discrepâncias de maneira profissional. Nós continuamos comprometidos em cooperar com todas as partes envolvidas para alcançar uma resolução justa e transparente. Nossa integridade e a confiança de nossos fãs são fundamentais e não descansaremos até que esses assuntos sejam totalmente resolvidos".


Polêmicas:


A nota oficial da banda é divulgada em meio à uma série de especulações envolvendo a turnê. Guilhermo Rosas, ex-sócio do RBD e grande amigo dos integrantes há anos, é o principal suspeito de desviar o dinheiro. Ele se afastou dos shows quando a turnê ainda acontecia e não foi visto em solo brasileiro. Em janeiro, Maite Perroni confirmou que Rosas não fazia mais parte da equipe.


Guilhermo e a empresa TH6 Entertainment negam tenham desviado dinheiro da tour.


Afastamento entre os integrantes:


Guilhermo foi um dos melhores amigos da cantora Anahí, que confirmou estar decepcionada com o empresário, mas que não guarda rancor. No aniversário de Guilhermo, a artista mexicana chegou a postar um texto para ele em seu Instagram, o que gerou grande polêmica entre os fãs. 


Um suposto afastamento entre os integrantes da banda também é especulado já que, no aniversário de Anahí, em 14 de maio, nenhum dos RBD's postaram homenagens para a antiga colega de trabalho. Apesar disso, os mexicanos não confirmam qualquer briga ou desentendimento entre eles.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!