ARTE DA PERIFERIA

“Arte em Rede” tem inscrições para oficinas gratuitas no Morro das Pedras até 26 de maio

O projeto tem patrocínio do Instituto Unimed-BH e chega ao Morro das Pedras com o Ciclo Formativo em Gestão da Cultura

Por FM O Tempo
Publicado em 24 de maio de 2024 | 17:29
 
 
 

O Arte em Rede é um percurso de formação em Gestão da Cultura composto por uma série de oficinas voltadas para artistas, produtores, agentes culturais e, também, pessoas que desejam trabalhar na área. A iniciativa visa qualificação e fortalecimento coletivo, atuando em diferentes territórios da região metropolitana de Belo Horizonte.

No mês de junho, o projeto realiza quatro oficinas no Morro das Pedras, com inscrições abertas até domingo, 26 de maio, às 18 horas. Interessados podem se inscrever preenchendo o formulário que está disponível neste link. Mais informações pelo WhatsApp (31) 99812-4005. O Arte em Rede tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet.

Desenvolvimento e disseminação

O Ciclo Formativo em Gestão da Cultura do Arte em Rede tem como propósito habilitar pessoas para trabalharem no setor cultural e para desenvolverem ações mais qualificadas em suas comunidades, por meio de práticas que se sustentam pelas estratégias da Economia Criativa e da organização em Gestão Cultural. A coordenadora pedagógica do Arte em Rede, Lena Cunha, destaca como o ciclo formativo se estrutura: “São oficinas que se complementam, pois desenvolvem as várias etapas necessárias do processo de atuação no setor da cultura e contribuem para qualificar as pessoas que atuam diretamente nesse território. As oficinas têm em comum o fato de fazerem uma abordagem teórica sobre os seus temas específicos, mas, prioritariamente, trabalham uma parte prática em sala de aula”.

Oficinas

No Morro das Pedras, o ciclo será formado por quatro oficinas, com 20 vagas cada, sendo 80 vagas no total. As aulas acontecerão ao longo do mês de junho, entre os dias 3 e 28, no CRAS Vila Antena - Centro de Referência de Assistência Social (Rua Central, nº 78, Vila Antena). As pessoas interessadas podem se inscrever nas quatro oficinas e realizar todo o ciclo formativo ou podem escolher quantas e quais oficinas desejam realizar. Para participar, é necessário ter 18 anos ou mais, atuar ou ter interesse na área cultural e, preferencialmente, ser residente do Morro das Pedras.

Cada oficina tem 16 horas-aula e aborda um tema específico da área de Gestão Cultural. São elas: Território e Cultura: reconhecendo o nosso espaço, ministrada por Francisca Prates (cientista social, mestre em Ciências da Educação), de 3 a 7 de junho; Elaboração de Projetos Culturais, ministrada por Gustavo Zubreu (jornalista, DJ e produtor executivo), de 10 a 14 de junho; Como Tirar Sua Ideia do Papel e Desenvolver um Projeto Cultural, ministrada por Priscila Lobo (bacharel e mestre em Design, Inovação e Sustentabilidade) de 17 a 21 de junho; e Escrita Criativa: conteúdo essencial, ministrada por Ana Paula Carvalhais (jornalista, graduada e mestra em Comunicação Social), de 24 a 28 de junho. Todas as oficinas serão realizadas no período noturno, das 18h15 às 21h30.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!