FRANÇA

Organização francesa convoca greve trabalhista durante o Festival de Cannes

Movimento representa os trabalhadores autônomos do evento, que começa no dia 14 de maio

Por Agência
Publicado em 06 de maio de 2024 | 15:53
 
 
 
normal

Uma organização representando os trabalhadores autônomos do Festival de Cannes está convocando uma greve para a próxima edição do festival.

A organização Sous Les Écrans La Dèche - quebrar atrás das telas, em português - está protestando contra uma possível reforma trabalhista que vai reduzir o seguro-desemprego desses trabalhadores em mais da metade.

A França tem um sistema único que permite os trabalhadores autônomos da indústria do audiovisual receberem benefícios ou indenizações durante o período de desemprego. Esses benefícios só são acessíveis a quem trabalhou um determinado número de horas ao ano.

O publicitário Jean-Charles Canu, integrante da Sous les Écrans La Dèche, afirmou em entrevista ao site da Variety que o governo francês já cortou pela metade o valor das indenizações que seriam pagas aos trabalhadores e está se preparando para apresentar, em julho, um novo decreto, exigindo aos autônomos um aumento no número de horas de trabalho para que eles possam ter direito aos benefícios.

Numa carta aberta enviada à Variety, a organização afirmou que está convocando a greve por causa da crescente precariedade das pessoas que trabalham em festivais de cinema. O Festival de Cannes começa na terça-feira (14). (Folhapress)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!