MÚSICA

Banda americana Turnover faz show em BH com entrada gratuita no projeto Noites Quentes

Apresentação acontece nesta sexta (10), no Teatro Raul Belém Machado, e marca a estreia da turnê brasileira do grupo

Por Bruna Vilela
Publicado em 08 de maio de 2024 | 18:59
 
 
 
normal

Entre arranjos de guitarra etéreos, melodias vocais pegajosas e grooves dançantes, o Turnover já passeou por um prisma de subgêneros do rock alternativo e do pop rock nos seus 15 anos de carreira. O grupo de Virginia Beach, nos Estados Unidos, alavancou seu nome nas estantes indie da última década com quatro discos e dois EP’s e chega agora ao Brasil com a psicodelia e as batidas lúdicas do seu último disco, “Myself In The Way”, lançado em 2022. A estreia da turnê brasileira acontece em Belo Horizonte, nesta sexta (10), com um show inédito e gratuito, no Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo. A apresentação também marca a estreia do projeto “Noites Quentes”, da produtora Quente.

Completando 10 anos de atuação na cultura belo-horizontina, a Quente tem a proposta de romper as expectativas do público na única apresentação gratuita da banda no Brasil.

“Levar um evento nosso com uma banda internacional para um teatro público no Alípio de Melo é uma tentativa de apresentar mais equipamentos públicos para nossa audiência e sair um pouco dos espaços convencionais onde se espera ouvir esse tipo de música. E a gratuidade é uma forma de permitir que quem é mais fã consiga ir, independentemente da condição financeira. Nem me lembro qual foi a última vez em que uma banda indie do nível do Turnover se apresentou de graça em BH”, aponta Marcelo Santiago, um dos idealizadores e produtores da Quente.

A produtora, que já trouxe nomes como Lee Ranaldo, Lightning Bolt, Juçara Marçal, O Terno, Built to Spill e Deerhoof para a capital mineira, inicia as Noites Quentes junto ao Turnover como um projeto de shows pontuais que pretende expandir as trocas entre artistas de renome internacional e nacional para além do já tradicional Festival Música Quente.

“A ideia é termos uma curadoria de estética sonora bem diversa, nos balizando mais pela autoralidade e vanguardismo dos trabalhos artísticos, seja de seus trabalhos mais recentes ou do conjunto das obras, e menos sobre o momento mercadológico. Cada noite terá, além da atração principal, alguém de Belo Horizonte na programação, promovendo um diálogo e interação de públicos distintos”, explica Luciano Viana, outro sócio da produtora Quente.

Em relação ao Turnover, uma conexão com as montanhas de Minas já foi feita pela banda americana antes mesmo de sua estreia ao público belo-horizontino, já que o VJ que acompanha o grupo e realiza as projeções visuais durante os shows nos Estados Unidos é o belo-horizontino e músico Vitor Jabour, ex-vocalista da banda mineira Kill Moves.

Para abrir a primeira noite quente junto à melancolia catártica e expansiva dos americanos do Turnover, quem sobe ao palco do teatro é a artista Jasmim Godoy, holandesa criada no norte de Minas Gerais, que em 2023 lançou seu primeiro álbum de estúdio, “Show me the way”.

Os ingressos podem ser retirados pela plataforma Sympla e são válidos para entrada até 19h30. Após este horário, o público que estiver na fila de espera poderá entrar até a lotação máxima do teatro ser atingida.

Serviço

O quê. Show da banda Turnover no projeto ‘Noites Quentes’. Abertura de Jasmin Godoy

Quando. Sexta (10), a partir das 19h (abertura da casa)

Onde. Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80, Alípio de Melo)

Quanto. Entrada Gratuita. Informações e ingressos no instagram.com/musicaquente  e no sympla.com.br/quente

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!