ARTES PLÁSTICAS

Mostra 'Pinturas Anacrônicas', do artista Sebastião Miguel está em exposição em BH

Obras expostas em quatro núcleos no espaço Mama/Cadela provocam o público a refletir sobre a permanência dos arquétipos humanos

Por FM O Tempo
Publicado em
 
 
 
normal

O espaço Mama/Cadela, em Belo Horizonte, apresenta a exposição "Pinturas Anacrônicas" do artista Sebastião Miguel. A mostra é um mergulho na intersecção entre o antigo e o contemporâneo, trazendo à vida temas mitológicos e religiosos de maneira inesperada.

A exposição estará em exibição até 26 de maio com entrada gratuita, das 9h às 16h. Durante a semana as visitas acontecerão mediante agendamento prévio pelo direct do Instagram @mama_cadela.
 
Sebastião Miguel desafia a linearidade do tempo, mesclando discussões do inconsciente com imagens atemporais. Narrativas complexas, convidando o espectador a refletir sobre a permanência dos arquétipos humanos ao longo da história.
 
A curadoria e expografia estão a cargo de Rafael Perpétuo, que trabalhou meticulosamente para dividir a exposição em quatro núcleos/salas distintas. Estas abarcam referências à História da Arte, explorações da psique humana, temas religiosos e uma perspectiva (não) explicitamente erótica, todas interligadas pela visão singular de Sebastião Miguel.

As pinturas de Miguel são uma reflexão sobre a tragédia da morte e uma celebração da vida. Elas desafiam convenções, oferecendo um olhar provocativo sobre nossa relação com o passado e o presente, ao mesmo tempo em que exploram a sensualidade humana de forma sutil e provocante.

Sobre o artista

Sebastião Miguel nasceu em Nepomuceno (MG), em 1958. É artista visual, participa de exposições desde a década de 1980, com individuais no Brasil e coletivas em instituições de relevância no Brasil e Exterior.

É bacharel em artes plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais, especialista em arte e contemporaneidade pela Escola Guignard-UEMG, e mestre em arte e tecnologia da imagem pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutor em arte contemporânea pelo Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Portugal.

Foi vice-diretor da Escola Guignard-UEMG. Professor de pintura na Escola Guignard-UEMG. Sua obra, com ênfase em pintura e desenho, discute o próprio processo da pintura, artes gráficas, exposição experimental de artes visuais, literatura, cinema e novas mídias. Investiga a relação entre representação e subjetividade.

Exposição "Pinturas Anacrônicas" - Sebastião Miguel
Até 26 de maio de 2024
Horário: das 9h às 16h nos demais dias. Durante a semana as visitas são mediante agendamento pelo direct do Instagram @mama_cadela
Local: Mama/Cadela, Rua Pouso Alegre 2048, Santa Tereza, Belo Horizonte, MG
Entrada gratuita

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!