Chrystian, da dupla com Ralf, morreu na noite desta quarta-feira (19), aos 67 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas o cantor tratava uma condição genética chamada "rim policístico" e faria um transplante em outubro, no qual sua esposa, Key Vieira, seria a doadora.
O artista descobriu a doença ao se consultar com um especialista após notar um caroço enquanto fazia exercícios, segundo ele mesmo contou em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV.
"Eu tava fazendo abdominal e falava com o personal: “preciso perder essa barriguinha”. Aí a gente fazendo abdominal um dia, parei descansando e vi uma bola enorme na minha barriga. Fui fazer exames, descobri que tinha um rim policístico, que estava com 11% funcionando", relatou Chrystian.
O cantor deu início aos exames pré-operatórios para fazer o transplante, que aconteceria, a princípio, em março deste ano, porém, durante o processo, fez um cateterismo que detectou mau funcionamento de duas veias. A cirurgia, então, teve de ser adiada, já que o problema demandou que ele fizesse uso medicamentos para afinar o sangue durante seis meses.
O corpo de Chrystian será velado no Cerimonial Ossel, em São Caetano do Sul, das 11h às 16h, e deve ser sepultado por volta das 17h. A cerimônia será aberta ao público.