O segundo dia do Festival Sensacional!, que está sendo realizado no Parque Ecológico da Pampulha, em Belo Horizonte, iniciará a sua programação do seu segundo dia a partir das 12h. Entre os destaques deste sábado (22), estão Dona Onete, Marina Sena - cantando Gal Costa, Marcelo D2 e Banda Uó. 

As atrações estarão divididas em três espaços: Gramado, Palco Chacoalha e Palco Nave. Abaixo, você confere detalhes dos acessos para o evento, parcerias para deslocamento e com a Festa da Luz, que tem iluminado o parque com espaços instagramáveis. Os últimos ingressos estão disponíveis na plataforma Shotgun.

A produção chama a atenção para as mudanças de trânsito nos arredores do parque nos dias do evento. Para quem prefere ir de transporte público, indicaram as linhas 5106  e 3302 A. Outra informação importante é que é melhor deixar o carro em casa, por não existir estacionamento por perto e pelo fechamento das ruas nos entornos do evento. 

O endereço para entrar no festival é o Marco Zero da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061), mas o local mais estratégico para pedir motoristas de aplicativo na volta é a Av. Novara, 1600, para a volta. Esses endereços terão iluminação, policiamento e seguranças.

Parceria com a Buser

O Sensacional! disponibilizará, em parceria com a Buser, diversos ônibus para ir e voltar do festival, em diferentes horários, com pontos na Av. Afonso Pena, 1271 e no estacionamento do Parque Ecológico. As passagens custam R$ 30.

Festa da Luz

O Parque Ecológico será iluminado por obras das três edições da Festa da Luz. Entre elas, “Plantas Pulsam”, de Thiago Mazza; “Desperta Kundalini”, de Paula Duró, e “Bo’eda Pirõ/ Arco-Íris Cobra”, de Daiara Tukano, além dos letreiros icônicos de Ailton Krenak, Grace Passô, entre outros. 

Copo para todos

Com o objetivo de gerar menos lixo e possibilitar a reciclagem de 100% dos resíduos gerados pelos bares, todo o público irá receber um copo na entrada no festival, nos dois dias. A ação ocorre em parceria com a Yelum e com a Petra. 

Entre os patrocinadores do evento, a Petra - marca do Grupo Petrópolis - será a cerveja oficial do Festival Sensacional. A cerveja – que conversa com o festival, pois reforça a identidade e posicionamento da marca, ligados à brasilidade e às misturas autênticas – oferecerá ao público diversas ativações, dentre elas, espaço instagramável, bar proprietário, assinatura do palco principal e tirolesa.

O público poderá apreciar a Petra Origem Puro Malte, cerveja produzida com lúpulos nobres e que resulta em um amargor elegante e muito bem equilibrado.

Uma das marcas mais tradicionais do mercado segurador, a Liberty Seguros, que a partir de junho passou a se chamar Yelum Seguradora, já chega ao Festival de cara nova e como principal patrocinadora.

Sobre o Sensacional!

Criado em 2010, o Sensacional realizou a sua primeira edição embaixo do Viaduto Santa Tereza. Nos anos seguintes, fez parte do ressurgimento do Carnaval de Rua de Belo Horizonte. Entre 2011 e 2013, foi realizado no sábado de pré-carnaval. Já em 2014, a festa foi durante o carnaval: em dois dias, 7 bandas foram vistas por mais de 80 mil pessoas na praça da Savassi. 

Em 2016, o cenário da festa foi o Parque Municipal, que recebeu dois dias de programação no centro da cidade. Em 2018, o festival ocupou a Esplanada do Mineirão com dezenas de atrações em uma edição realizada em parceria com o Festival Sarará. 

Depois de alguns anos afastado de suas origens momescas, em 2020, o Sensacional! marcou o início do período carnavalesco de Belo Horizonte, com mais de 40 atrações, numa festa política, diversa e bem-humorada, para 25 mil pessoas no Mineirão. Em 2022, o Sensa! foi realizado no Parque Ecológico da Pampulha pela primeira vez com a presença de 15 mil pessoas e mais de 30 artistas. Na sua décima edição repetiu o feito, dessa vez trazendo Gilberto Gil para celebrar a sua noite de abertura.