Um dos mais tradicionais festivais de inverno do país, o Festival de Inverno da UFMG, começa nesta quinta (18). O evento, que terá formato híbrido (com atrações artístico-culturais virtuais e presenciais) e acontece até o dia 27 de julho, chega à sua 56º edição com atividades culturais para todas as idades. Toda a programação é gratuita, e as atividades podem ser aproveitadas por todas as faixas etárias, conforme classificação indicativa.

Sob a temática "Cultura e Territórios", o Festival da UFMG terá música, teatro, exposições, palestras, exibição de filmes, leituras poéticas entre outras atrações. A multi-instrumentista, cantora e compositora mineira Nath Rodrigues é uma das convidadas do evento.  A apresentação acontece quinta (25/7) às 18h30, na  Praça de Serviços. Outros artistas como Pereira da Viola e Rubinho do Vale, além da Irmandade Os Carolinos e do Grupo Toca de Tatu também estão confirmados. A programação completa pode ser acessada no site: ufmg.br/festivaldeinverno/

O Festival convida a comunidade a ocupar diferentes espaços da UFMG, como o Centro Cultural, o Conservatório e o Espaço do Conhecimento. Em contínuo exercício da democracia cultural, neste ano, o Festival traz territorialidades e suas culturas diversas para colocar em jogo os sujeitos por meio de práticas de fruição e produção de cultura. 

A abertura acontece nesta quinta (18), a partir das 19h30, no Centro Cultural UFMG (na avenida Santos Dumont, 174, Centro). Em seguida, às 20h, o Centro Cultural recebe a abertura das exposições "Em Teoria, Aeris Cor e Síntese - Derivações poéticas: som, espaço e a imagem", e, às 21h, haverá uma roda de conversa com os artistas participantes e os curadores da exposição Síntese, Fabrício Fernandino, Damián Rodríguez Kees e Lukas Kühne.

Neste ano, o Festival de Inverno da UFMG é realizado em concomitância com a 34ª Reunião Brasileira de Antropologia — Territórios vivos, corpos plurais: Antropologia e saberes críticos. Também haverá  ações de integração entre os festivais de Inverno da Universidade Federal de Ouro Preto e da Universidade Federal de São João del Rey. Além da roda de conversa entre os professores Sandra Nogueira (Ufop), Chico Brinati (UFSJ) e Fernando Mencarelli, pró-reitor de Ação Cultural da UFMG, mediada pela pró-reitora-adjunta de Ação Cultural da UFMG, Mônica Medeiros Ribeiro, o Festival recebe artistas da UFSJ para apresentações.

 

 

 

Serviço: 

56º Festival de Inverno UFMG - Culturas e Territórios

Data: 18 a 27 de julho de 2024

Locais: Centro Cultural UFMG, Conservatório UFMG, Espaço do Conhecimento UFMG, Estação Ecológica UFMG, Quatro Cantos Espaço Cultural (Tiradentes-MG), Ocupação Paulo Nazareth e Praça de Serviços (campus Pampulha).

Toda a programação é gratuita

Informações: ufmg.br/festivaldeinverno/programacao/