SÃO PAULO - Pela segunda vez a Gerdau, empresa que é a maior produtora de aço do Brasil, será a responsável pela estrutura e pela cenografia do Palco Mundo do Rock In Rio. A renovação da parceria com o maior festival de música e entretenimento do mundo - que em 2024 terá uma edição especial celebrativa de 40 anos - foi anunciada na manhã desta quinta-feira (25) durante uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo.
Além de ser o maior palco da história do festival, que teve início em janeiro de 1985, ele também será o mais moderno. Serão 335 toneladas de aço, 860 m2, 104m de largura e 30m de altura, equivalente a um prédio de 10 andares e com seis telões de LED.
O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, celebrou a renovação da parceria com o Rock In Rio, e espera que seja só o começo de novas possibilidades. "Para gente é um grande orgulho renovar essa parceria. O aço que utilizamos na edição de 2022 vai ser reutilizado, o que reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade. A apresentação para o público e o visual são diferentes, mas o aço é o mesmo. A Gerdau completou 123 anos e, certamente , parte importante do nosso sucesso tem a ver com as parcerias que fomos capazes de criar ao longo desse tempo" , frisou Werneck.
Luís Justo, CEO da Rock World – empresa que está à frente de projetos como o The Town e Rock in Rio – lembrou que, além do tamanho, a inovação e a tecnologia estarão presentes no Palco Mundo. "O palco, além da questão da sustentabilidade, vai ganhar vida. Pela primeira vez vai ter um vídeo mapping sendo projetado em cima do aço sempre antes do artista entrar no palco", revelou Justo.
Ele ainda destacou que a cereja desta edição celebrativa de 40 anos vai ser o Dia Brasil, no dia 21 de setembro, que terá um line-up só com artistas brasileiros e de todos os gêneros musicais. "Vai ter Rock, samba, MPB, trap, sertanejo, pela primeira vez. Imagina o Rock in Rio inteiro cantando Evidências ( risos). Brinco que essa não será a cereja do bolo, mas o bolo inteiro. Certamente será um dia emblemático e histórico", salientou.
O embaixador da Gerdau no Rock In Rio 2024 é o cantor e compositor mineiro Rogério Flausino. Ele falou da sua relação com o festival, seja como fã e como artista. " A primeira vez que o Rock in Rio surgiu na minha vida eu tinha 12, 13 anos. Vi pela TV a primeira edição em 1985 quando ainda morava em Alfenas, no interior de Minas. Todas aquelas bandas e artistas maravilhosos. Meus ídolos... E ali falei pra mim: Eu quero ser isso. Eu preciso ser isso. Mas juro que nunca imaginei que pudesse rolar; que eu subiria no Palco Mundo como aconteceu em 2011, 2013, 2015 e 2017, 2022. Só tenho a agradecer por tudo que o Rock In Rio fez pra mim", celebrou Flausino que vai se apresentar sozinho, sem o Jota Quest, no Dia Brasil, com outros artistas de pop e rock
"A gente ainda não sabe como vai ser. Vai ter vários amigos e a gente vai fazer um repertório de alguma maneira que repasse a história do rock brasileiro no Rock In Rio. E nesse Palco Mundo vai ser especial. Além do design bacana, tem a questão da função social (envolvendo uma rede de mais de 1 milhão de sucateiros que reciclam o aço), da sustentabilidade", disse.
Chilli Beans
A Gerdau ainda anunciou uma parceria inédita com a Chili Beans para lançar uma linha de óculos feitos de aço 100% reciclável, que homenageia o Palco Mundo do Rock in Rio Brasil 2024. Os produtos serão vendidos na Cidade do Rock no no site da empresa. Cada óculos vendido terá 20% do valor doado pela Gerdau para o projeto social Favela 3D, que visa fomentar o desenvolvimento social e econômico do Morro da Providência, no Rio de Janeiro.
Números do Palco Mundo do Rock In Rio:
- 335 toneladas de estrutura
- 86 módulos cenográficos com 60 toneladas de aço Gerdau
- 30 metros de altura
- 104 metros de comprimento
- 830 m2 e 6 paineis de LED
A edição especial do Rock in Rio vai acontecer nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, com 700 mil pessoas na Cidade do Rock. Será a celebração de 40 anos do festival que colocou o Brasil na rota da cena musical do mundo, e que, em 2022, recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial pela Cidade e Estado do Rio de Janeiro. Já são 22 edições realizadas, mais de 3.800 artistas escalados, mais de 11.2 milhões na plateia e mais de 130 dias de magia desde 1985.A venda acontece exclusivamente na plataforma da Ticketmaster (www.ticketmaster.com.br).
*A JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA GERDAU