Os seis primeiros meses de 2024 foram de recorde de visitação no Palácio da Liberdade, o equipamento central do Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. Ao todo foram 164.746 mil pessoas no local, um aumento de 26,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
O período de férias escolares também foi recordista de público.Neste mês de julho, o Palácio recebeu 36.566 visitas, 43% a mais do que em 2023, quando registrou 25.569 visitantes. O sucesso pode ser justificado não só pela programação feita para o período de recesso escolar, mas também pelos portões abertos, que tornaram o Palácio uma extensão da Praça da Liberdade, convidando o público a entrar a qualquer hora.
Mas também há programação especial para outros períodos. Ao longo do ano, o local oferece exposições, ações culturais diversas e ainda conta com o educativo, que permite a escolas e outros grupos agendarem visitas guiadas.
Ekos da Liberdade: visitação e restauro ao mesmo tempo
Desde o ano passado, o Palácio da Liberdade passa por um processo de restauração, que pode ser acompanhado de perto pelos visitantes. A programação cultural, mesmo com as obras, continuou efervescente. Programas de educação patrimonial, visitas guiadas e outros eventos integram o projeto Ekos da Liberdade, que tem por objetivo a conservação do bem, tombado desde 1975, considerando a importância histórica, artística, arquitetônica e social para os mineiros.