“Um show muito mais contemplativo.” É isso que os fãs do Angra podem esperar da apresentação “Unplugged”, nesta quarta-feira (14), véspera de feriado, no BeFly Hall. Quem dá o tom é o guitarrista Marcelo Barbosa. “É mais light, diferentemente da empolgação que o metal traz”, pontua.

Isso porque a banda se apresentará em formato acústico, com canções que receberão nova roupagem. Depois de Belo Horizonte, a banda segue com a turnê para São Paulo (17), Rio de Janeiro (18), Curitiba (30) e finaliza em Santiago, no Chile, em 1º de setembro.

“Para um repertório que fizesse sentido em formato acústico, foi preciso um arranjo que se encaixasse nesse formato: não bastava simplesmente pegar um violão e tocar as músicas originais. Mas quando a música tem uma harmonia boa, uma melodia bem construída, ela consegue ser replicada em qualquer estilo. Esse é o caso das canções do Angra”, acentua Barbosa. 

Não que os fãs vão estranhar o formato, pelo contrário. Essa apresentação já era esperada por quem acompanha a banda nestas mais de três décadas de estrada, porque a gênese da banda, é, sim, o heavy metal, mas nunca se restringiu a ele.

“Nós, do Angra, somos muito ecléticos e acabamos flertando com vários outros estilos e músicos de outras áreas. Por mais que a banda seja essencialmente de heavy metal, não somos individualmente fechados nele”, indica o guitarrista.

Apesar disso, compor o repertório foi um desafio, não só pela produção da nova roupagem, mas para escolher quais delas levar ao palco.

“Como a banda tem várias fases, um fã pode preferir uma em comparação com a outra. Por isso, sempre pensamos em fazer uma viagem no tempo, contemplamos um pouco de cada época. Então, pegamos uma amostragem de todos os discos, desde o primeiro até o último”, garante.

Kiko Loureiro estará no show 

Fora do Angra desde 2015, quando foi para o Megadeth, o guitarrista Kiko Loureiro estará presente nos shows da turnê, começando por BH.

“Ele saiu faz nove anos, e, desde então, nunca mais tocou no Angra. Por isso, será uma participação muito especial, não só para o público, mas para nós também por podermos ter no palco este ícone da banda. Serão momentos históricos”, espera o guitarrista Marcelo Barbosa, que assumiu a posição de Kiko, quando este saiu para a banda norte-americana de trash metal. Loureiro, por sua vez, deixou o Megadeth no ano passado.

No show, Kiko fará participações especiais, como na música “Late Redemption”, do álbum “Temple of Shadows”. “Ele deve tocar em outras também, que ainda estão sendo escolhidas”, conta Barbosa.

Além dele, também estará no palco a cantora e instrumentista paulista Vanessa Moreno. “Ela participou do último disco lançado pela banda. Gostamos muito dela, tanto como artista quanto como pessoa”, revela Barbosa.

DVDs do show estarão à venda

O primeiro show acústico do Angra aconteceu no ano passado, em Curitiba, em 2023, na Ópera de Arame. A apresentação, que contou também com as presenças de Vanessa Moreno e Toni Garrido, do Cidade Negra, se transformou em DVD, que será lançado e vendido durante a turnê.

“Por mais que muitas pessoas não tenham costume de assistir DVDs hoje em dia, temos um público cativo, que acompanha a banda há mais de 30 anos, e que gosta de ter o material em mãos”, destaca.

Outra novidade é a presença de um ‘holy stage’, uma área montada em cima do palco, em que os fãs poderão assistir ao show bem próximo dos músicos, exatamente como aconteceu durante a gravação do DVD.

“A gente sempre pensa muito na experiência do público, além do show em si. Então, montamos uma pequena arquibancada, que fica atrás da banda, em que o público tem uma interação maior e vê de perto tudo o que acontece em cima do palco”, detalha Barbosa. Os ingressos para este espaço já estão esgotados.

SERVIÇO

Show acústico do Angra
Onde. Quarta-feira (14), a partir das 22h, com abertura da casa às 20h
Onde. BeFly Hall (avenida Nossa Senhora do Carmo, 230, Savassi)
Quanto. Entre R$ 70 e R$ 450. Ingressos disponíveis no Sympla.