"Capitão Fracasso", inspirado no romance homônimo de Théophile Gautier, escrito em 1863, volta a Belo Horizonte, dentro da 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. A montagem será apresentada entre os dias 6 a 9 de fevereiro, no Teatro João Ceschiatti.
A montagem conta a história de uma trupe mambembe, que enfrenta vários percalços enquanto atravessa as cidades para apresentar grandes clássicos do teatro.
Em seu caminho, o grupo se encontra com o jovem Barão de Sigognac que, encantado, decide seguir com eles. O espetáculo discute a necessidade da superação das adversidades que a vida impõe sobre o fazer artístico, encontrando na união do grupo o seu principal suporte para o enfrentamento.
Homenagem ao teatro
O espetáculo é uma grande homenagem ao teatro e a todos que fazem do palco profissão, espaço de emoção, prazer e conhecimento.
Tendo como tema central os percalços enfrentados por uma trupe de teatro mambembe, o espetáculo discute a importância social do teatro; reflete sobre a situação do artista e as relações sociais a que está submetido, num país que carrega na sua história a mancha do descaso e do desrespeito à arte e aos artistas; e propõe uma discussão sobre a necessidade da resistência e superação das adversidades que a vida nos impõe, encontrando na união do grupo o seu principal suporte para o enfrentamento.
O teatro sempre foi, e continuará sendo, uma trincheira de inquietação e contestação. Capitão Fracasso fala da luta, travada por todo artista que assume um compromisso com o teatro e com a vida.
O texto se utiliza da técnica de colagem e realiza um percurso dramatúrgico em que cenas de grandes obras de autores como Eurípides, Shakespeare, Molière e Arthur Azevedo serão “encenadas” pela companhia dos atores mambembes.
Do confronto com a realidade concreta surge a união, o companheirismo e a capacidade de superação da crueza com que a vida se lhe apresenta. Capitão Fracasso é um canto de amor ao teatro, mas não é apenas uma homenagem que se esgota em si mesma; é o chamamento por uma arte comprometida, por um teatro que acredita na transformação social, e no trabalho como manifestação superior do ser humano.
SERVIÇO
O quê. Espetáculo Capitão Fracasso
Quando. De 06 a 09 de fevereiro de 2025: Quinta a sábado -20 horas | Domingo – 19 horas
Onde. Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro)
Quanto. R$ 25 reais nos postos do Sinparc ou no portal www.vaaoteatromg.com.br