Dez anos após Oskar Metsavaht, artista e fundador da Osklen, viver uma imersão no Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, localizado em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, a experiência segue reverberando e inspira, agora, a mais recente coleção da grife brasileira nascida em Búzios, no Rio de Janeiro – além de ganhar forma também em uma exposição no Studio OM.art, na capital fluminense.
A nova edição limitada é parte do Osklen ArtSeries, selo da marca com foco na promoção do encontro entre moda e arte. “Mais uma vez a composição paisagística e estética de Inhotim é protagonista e consolida essa sinergia que este ano celebra uma década de história”, destaca um comunicado à imprensa que acompanha a nova coleção, que investe em uma cartela de cores que soma tons vibrantes nas estampas tropicais a tons que estão no DNA da Osklen, como o verde forest, além do preto e do off-white, também recorrentes.
A aposta é no “frescor da paisagem para vestidos, lenços e pareôs”, prossegue o texto, lembrando ainda que os acessórios também marcam presença com totes, pulseiras, pochete, mochila e chapéu.
Já a mostra Osklen Inhotim é inaugurada nesta quinta-feira (20), no Studio OM.art. Nela, Oskar Metsavaht “resgata a experiência sensorial e conceitual vivida durante sua residência artística no museu”, informa a peça de apresentação da exposição, que segue em cartaz até o dia 23 de março.
“Inhotim educa, seduz e transforma. É diferente de todos os museus do mundo, é onde você contempla a exuberância da nossa natureza, aliada a uma estética programada. É a mão da natureza e do homem em perfeita sintonia, em um cenário que emociona”, elogia o artista, em comunicado.
O carinho é retribuído pela diretora-presidente do instituto, Paula Azevedo, para quem “a conexão com a Osklen transpõe para a moda elementos que fazem parte da identidade do Inhotim, como a valorização da cultura, o respeito à biodiversidade, o pensamento voltado à sustentabilidade e a promoção de diálogos entre diferentes expressões artísticas”.
Vale lembrar, o instituto divulgou, no fim do mês passado, sua programação para 2025, incluindo duas novas mostras, sendo a primeira delas aberta em abril, uma nova edição do festival de música Jardim Sonoro, primeiro com curadoria própria do Inhotim, além de outras diversas atividades e atrações públicas.
SERVIÇO:
O quê. Exposição Osklen Inhotim
Quando. A partir desta quinta-feira (20); até 23 de março.
Onde. Studio OM.art (rua Jardim Botânico, 997, Rio de Janeiro - RJ)
Quanto. Gratuito. Visitas devem ser agendadas por meio das redes sociais da galeria.