Belo Horizonte recebe, entre sexta (7) e domingo (9), um workshop de atuação ministrado por Wolf Maya, diretor com trajetória consolidada na dramaturgia brasileira. Wolf já dirigiu mais de 30 novelas e minisséries na TV Globo, como “Mulheres de Areia”, “Senhora do Destino” e “Amor à Vida”. Conhecida como “WolfClass”, a formação chega à capital mineira com oportunidades tanto para atores quanto para aspirantes interessados em aprimorar suas técnicas de interpretação.

O mercado de atuação tem passado por grandes transformações nos últimos anos, impulsionado principalmente pelo crescimento das plataformas de streaming no Brasil. Com a demanda crescente por conteúdo audiovisual, há cada vez mais oportunidades para atores em produções independentes, séries nacionais e internacionais, além do fortalecimento do cinema e do teatro, como conta o diretor.

“As oficinas para atores são fundamentais para a formação e para o aperfeiçoamento de profissionais, que são preparados para as exigências do mercado. Estas formações ampliam as possibilidades de inserção no setor artístico”, conta o diretor.

Criador da Escola de Atores Wolf Maya, o diretor  falou da experiência de estar em Minas e de conviver de forma tão próxima com os mineiros. “Foi um dos meus trabalhos mais incríveis. Eu morei em Tiradentes na época que a gente produziu ‘Hilda Furacão’ e eu fui muito feliz aqui. Eu adoro Minas”, confessou o diretor.

Depois da passagem por Belo Horizonte, a oficina para atuação promovida por Wolf Maya segue percorrendo outras capitais brasileiras. “Nós escolhemos Belo Horizonte para começar essa jornada e daqui seguimos para outras cidades. A escola já é um sucesso em São Paulo e no Rio de Janeiro e a ideia é ampliar essa oportunidade de estudar interpretação de forma prática para outros lugares”, explica.

Wolf esclareceu que realmente é como se a estrutura da escola com todos os seus aparatos fossem deslocados da sede para viajar com o projeto. “Vem um caminhão com equipamentos, cenários, tudo. Nós montamos uma ilha de edição, com mesa de corte, no set. O ator é transportado para dentro de um estúdio, de um set profissional”, explica.

O workshop tem duração de três dias, com uma carga horária total de 12 horas, distribuídas em duas turmas – uma no período da tarde (13h às 17h) e outra à noite (18h às 22h). Os participantes terão uma imersão intensiva no chamado “método Wolf Maya”, passando por leitura dramática, escalação de elenco e gravação de cena, sempre sob a direção e orientação do próprio Wolf. Ao final, cada aluno receberá sua cena editada, um encontro individual com o diretor para avaliação de seu desempenho e um certificado de conclusão.

Processo

A seleção para o workshop já está aberta, e os interessados devem enviar um vídeo de apresentação, com duração de um a dois minutos, explicando por que desejam participar. Apenas os candidatos aprovados poderão participar e é preciso ter uma compreensão mínima sobre o processo de produção audiovisual, como conta Wolf. “Eu tenho uma preocupação com a qualidade dos atores que vão participar da oficina, porque os atores vão precisar trocar, fazer cenas juntos, contracenarem. Então, por isso, é preciso ter uma noção de interpretação, marcação, de luz, para garantir a qualidade dos nossos experimentos, das nossas cenas”, orientou Wolf.

As inscrições podem ser feitas por meio de um formulário eletrônico, disponível no site oficial da escola (www.wolfmaya.com.br). Na inscrição o interessado precisa enviar um selftape, que é um vídeo gravado pelo próprio ator. As aulas acontecem em Belo Horizonte na Sala Multimeios do Minas Tênis Clube,  na rua da Bahia, 2.244, no bairro de Lourdes.