Nesta quarta-feira (19), a Academia Mineira de Letras (AML) dá continuidade à série de debates “Arte Hoje: encontros...”, que se debruça sobre o atual estado e estatuto das artes, além de suas perspectivas futuras. Desta vez, o evento reúne os professores e críticos Luiz Camillo Osório, docente no departamento de filosofia da PUC Rio, e Eduardo de Jesus, do departamento de comunicação social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

No bate-papo desta quarta, os convidados devem abordar temas como as tendências que têm emergido na arte contemporânea brasileira nos últimos 15 anos, sobretudo contempladas nas edições do prestigiado Prêmio PIPA, além de encampar debates sobre as conexões entre arte e política, resistência e transgressão presentes na obra de vários artistas contemporâneos na cena brasileira e mundial.

A iniciativa integra a programação do projeto “Moraleida, 25 anos depois…”, que lembra os 25 anos da morte do multiartista Pedro Moraleida. Lançado no ano passado, o projeto marca a abertura da sede do Instituto Pedro Moraleida Bernardes (iPMB), criado em 2018 com a missão de organizar, preservar e difundir o acervo deixado pelo mineiro.

Além do ciclo de debates, a AML expõe, até 5 de abril, a mostra “O Grito de Pedro Moraleida”, que explora uma faceta menos conhecida da obra legada pelo multiartista belo-horizontino: suas incursões textuais.

A exposição reúne desde manifestos, reflexões e poesias até listas de músicas e filmes, além de estruturas de referências usadas por Pedro Moraleida em sua produção artística. Além disso, serão apresentadas três obras inéditas em Belo Horizonte da série “Desenhos com Letras” e duas pinturas que nunca participaram de exposições.

Ato final

Envolvendo, além do ciclo de debates na AML, mostras e performances, em uma ação que inclui instituições e grupos como o Viaduto das Artes e o Grupo Oficcina Multimídia, além da AML e iPMB, o conjunto de ações em homenagem à memória e ao legado de Pedro Moraleida culmina em uma grande exposição no Inhotim, a ser inaugurada na Galeria Oficina no dia 18 de outubro.

SERVIÇO:
O quê. Mesa “Arte Hoje: encontros...” com Luiz Camillo Osório e Eduardo de Jesus 
Quando. Nesta quarta-feira (19), às 19h30
Onde. Auditório da Academia Mineira de Letras (rua da Bahia, 1.466, centro)
Quanto. Gratuito