Quando “Tutankamon, uma experiência imersiva” chegou à capital mineira, iniciou na terra do pão de queijo uma exploração inédita pelo Antigo Egito. Por meio de um metaverso interativo nunca antes visto no Brasil, criado com exclusividade para a mostra, 30 mil pessoas puderam não apenas descobrir a história do jovem governante que dá nome ao evento, mas embarcar numa jornada sensorial pelos mesmos caminhos que um dia ele percorreu.
Em cartaz até 30 de março no BH Shopping, o evento, que propõe um mergulho no universo fascinante de uma das civilizações mais famosas da história, caiu no gosto do mineiro, e tem cultivado nas mais diferentes gerações o interesse em desbravar os mistérios de uma época que ainda desperta bastante curiosidade no imaginário popular.
Exemplo disso são as visitas frequentes de turmas de escolas à exposição; “É sempre fascinante assistir ao encontro de gerações que o evento promove, mas ainda mais transformador é poder levar às crianças e jovens um olhar inédito a respeito da história da humanidade”, explica Hugo Teixeira, diretor do evento e CEO da Bem Comunicação, que divide a realização do projeto no país com a Apple Produções.
Tendo recebido mais de 2 mil alunos desde a retomada das aulas no último mês, “Tutankamon, uma experiência imersiva” transcende a mera observação ao contar com o que há de mais moderno nas quatro principais tecnologias do audiovisual em sete salas de imersão. “Reunimos projeção mapeada numa sala 4K, modais como Inteligência Artificial, realidade virtual através de óculos de última geração e, claro, a cereja do bolo, o metaverso”, conta o empresário.
Segundo Hugo, o metaverso de altíssima tecnologia criado com exclusividade para o evento representa um marco na experiência cultural e arqueológica, possibilitando que os visitantes adentrem em um ambiente digital que reproduz fielmente os mistérios e encantos da civilização egípcia. “Por meio do uso dos óculos HTC VIVE FOCUS 3, cada visitante não apenas vê, mas literalmente sente as emoções, em um encontro entre o passado, o presente e o futuro, celebrando a história e reforçando entre as gerações que têm nos visitado um legado que perdura fascinante há séculos”, diz.