A nova série da Max inspirada nos livros da saga “Harry Potter” sequer começou a ser filmada e já causa polêmica entre os fãs da história. Desta vez, o motivo é a possível escalação de um ator negro para interpretar o personagem Severo Snape, um dos mais famosos da história infanto-juvenil.
O site norte-americano Deadline, especializado nos bastidores do cinema e da TV, afirma que Paapa Essiedue está prestes a fechar o contrato com a produção. O britânico de 34 anos tem uma longa carreira no teatro e, na TV, foi indicado ao Emmy por sua atuação na série “I May Destroy You” (disponível no Brasil na plataforma Max).
Alguns fãs de “Harry Potter” encheram as redes sociais de comentários contestando a suposta escalação. Paapa Essiedue é negro e, na perspectiva de alguns dos fãs, a escolha é uma tentativa de a produção diversificar o elenco — nos filmes originais, nenhum dos papéis de destaque era de uma pessoa negra. Por outro lado, argumentam eles, a escolha de Essidue especificamente para o papel de Snape pode dar um tom racista à história.
O argumento é que Snape é um personagem ardiloso, de quem Harry desconfia desde a primeira vez que o vê. O personagem só ganha uma redenção nos momentos finais da história, por isso os fãs críticos afirmam que a escalação reforçaria estereótipos, associando uma pessoa negra a alguém de quem um menino branco deveria desconfiar. Outro problema, dizem, é que, nos livros, o pai de Harry comete bullying contra Snape na juventude. Com a escalação de um ator negro, esse bullying poderia tomar contornos de racismo.
Já um contra-argumento é que a oportunidade de viver um papel com esse destaque — e o alto cachê provavelmente implicado por ele — também é merecida por um ator negro. Não é a primeira vez em que o universo de “Harry Potter” escala uma pessoa negra para um papel originalmente vivido por uma branca nos filmes. Foi o caso de Hermione, uma das protagonistas da saga, que no teatro foi interpretada por uma atriz negra.
A série "Harry Potter" está prevista para estrear no fim de 2026 ou no início de 2027 na plataforma de streaming Max.