Um releitura da tragédia grega Medeia, de Eurípedes, adaptada com contornos contemporâneos e populares. É o que propõe “Mata Teu Pai, Ópera Balada”. Com texto de Grace Passô e direção de Inez Viana, o espetáculo estreia nesta sexta-feira, dia 11 de abril, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH), e segue em temporada até 5 de maio.
No palco, a atriz Marina Mathey interpreta a icônica Medeia e contracena com Eme Barbassa, Jade Maria Zimbra, Lux Nègre e Warley Noua. Escrita em 431 a.C., Medeia é uma das narrativas mais intensas e complexas da mitologia grega, explorando temas como vingança, paixão, traição e o papel da mulher em uma sociedade patriarcal. Agora, a ópera balada aprofunda reflexões sobre o feminino e o sentimento de pertencimento com inversões propostas por Grace, a quem Inez não poupa elogios.
“A Grace consegue subverter de várias formas a história clássica que a gente conhece do Eurípedes. Uma delas é transformando a plateia nas filhas da Medeia. Ela faz essa inversão e faz uma convocação para que todas as mulheres se voltem contra esse patriarcado que nos tira direitos há tanto tempo. Para mim, é a peça mais radical sobre o feminismo que eu conheço, porque ela convoca as mulheres de fato, e se você não está disposta a fazer isso você não merece nem viver. Então, a Medeia mata as filhas para que elas também não sofram o que nós estamos sofrendo há tanto tempo”, conta a diretora do espetáculo.
E essa não é a única inversão que ela destaca na obra. Na peça, Grace faz uma espécie de “correção”: “a Medeia não quer matar a mulher, ela não quer matar a noiva do Jasão. Ela quer que ele morra, porque ele seria o responsável por tudo que está nos acontecendo. Do patriarcado, no caso dessa peça, evidentemente. Então, se alguém tem que morrer é ele, não é a outra mulher que também é vítima dele. São muitas camadas que esse texto traz”, destaca Inez.
Pautas atuais
Causas como preconceito, discriminação racial e de gênero, xenofobia e sexismo, tão em pauta nos dias de hoje, também estão presentes no espetáculo. Na trama, Medeia peregrina entre os escombros de uma cidade e sente na pele a condição de imigrante e excluída. Seu caminho é atravessado por outras mulheres expatriadas de diferentes culturas.
“Em 2016 [quando o texto foi escrito], a Grace já trazia o tema refugiados. É como se, às vezes, você estivesse refugiada na sua própria cidade. Você não tem nem como sair. Ela traz essa condição da mulher refugiada. As vizinhas da Medeia são uma síria, uma judia e uma paulista - representando um pouco esse conservadorismo brasileiro. Falar sobre o refugiado hoje com o governo Trump deportando todo mundo é uma loucura. Ela foi visionária nesse sentido de trazer isso também à tona. E é isso, porque a Medeia sai da terra dela e não pode mais voltar”, conta.
Ópera balada
A ópera balada é um gênero híbrido que combina elementos da ópera tradicional com diálogos falados, criando uma forma de expressão artística que une música, teatro e narrativa de maneira distintiva. A música assume papel central com parte do texto de Grace Passô sendo transformado em um libreto musicado por Vidal Assis, com 11 movimentos executados ao vivo pelo musicista Felipe Gali e pelas atrizes e cantoras.
“O Vidal compôs as músicas muito em cima do que ele leu do texto da Grace. São músicas que avançam na história como a gente queria. A ópera balada traz esse texto cantado, mas o texto está na íntegra, como da primeira montagem, que a gente continua seguindo também com ela”, explica Inez.
A primeira montagem, que a diretora se refere, é “Mata Teu Pai”, peça teatral de 2017 estrelada por Debora Lamm. Após a temporada em cartaz da ópera balada, a ideia é fazer um espetáculo de dança com o mesmo texto, fechando a trilogia. “Eu quero fazer com uma bailarina. É o “Mata teu pai, Dança”. Quero chamar uma atriz bailarina, ou uma bailarina, para dançar as palavras escritas pela Grace”, finaliza.
Acessibilidade
Os ingressos para “Mata Teu Pai, Ópera Balada” custam entre de R$15 (meia-entrada) a R$ 30 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site do CCBB ou diretamente na bilheteria do centro cultural. As apresentações acontecem de sexta a segunda, às 20h30. No dia 26/04 (sábado), a sessão contará com tradução em libras, e no dia 03/05 (sábado) contará com audiodescrição. Nos sábados, dias 12/04 e 03/05, haverá bate-papo após o espetáculo.
Serviço
O que. Espetáculo “Mata Teu Pai, Ópera Balada”
Quando. 11 de abril a 05 de maio (de sexta a segunda) às 20h30
Onde. Teatro I - CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 - Funcionários)
Quanto. R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira) pelo site ccbb.com.br/bh e na bilheteria
Classificação indicativa. 14 anos