"Conclave", do diretor Edward Berger, foi indicado ao Oscar oito vezes, incluindo o de melhor filme. O longa-metragem é baseado no livro de mesmo nome de Robert Harris e conta como se dá a escolha de um novo papa e mistura informações reais e fictícias acerca desse momento da Igreja Católica. 

Leia aqui a crítica do filme "Conclave"

Com a morte do Papa Francisco, na madrugada desta segunda-feira (21 de abril), o thriller político-religioso que tem Ralph Fiennes como protagonista ganha ainda mais interesse, mas deixa em dúvida sobre o que realmente acontece durante um conclave. Pensando nisso, O TEMPO selecionou o que é verdade e o que é mentira na produção. Confira!

Verdade

  1. Reunião de cardeais

Na trama, com a morte do Papa, cardeais de todo o mundo vão para Roma para eleger o novo representante da Igreja Católica, e a eleição acontece na Capela Sistina. Isso também acontece nos processos de mortes papais.

2. Isolamento

Assim como no filme, em que os cardeais precisam ficar isolados do resto do mundo para escolherem o novo papa, os religiosos realmente devem estar livres de qualquer influência externa no momento da votação.

3. Votação por cédulas

O filme de Edward Berger mostra que a votação de um novo papa ocorre por meio de cédulas. Para ser eleito são necessários 2/3 dos votos dos cardeais com direito a voto. Enquanto não atingir a quantidade de votos, os papéis são queimados e o público vê uma fumaça escura. Assim que é eleito, uma fumaça branca é emitida. Isso também acontece na vida real.

Mentira

1. Locais de escolha do papa

O Vaticano é o local escolhido para acontecerem as reuniões entre os cardeais. Entretanto, como as filmagens lá dentro eram proibidas, foi necessário escolher lugares que se assemelhassem ao Vaticano. 

2. Personagens

Nenhum dos personagens do filme "Conclave" é real nem foi baseado em uma figura que tenha existido na Igreja Católica.

3. Enredo

A trama não é baseada em um conclave específico que tenha acontecido na história. Além disso, o final do filme, com a eleição de um papa, também não é real.

Onde assistir Conclave

O filme "Conclave" está disponível em algumas plataformas de streaming, como Prime Video, em que é possível assisti-lo com assinatura básica.

No Google Play e no Youtube, também é possível assisti-lo, mas no valor de R$ 11,90. Já na Apple TV, pelo valor de R$ 14,90