“Queremos que cada pessoa leve para casa a certeza de que fez parte de algo muito especial.” A frase do cantor Jorge, em conversa com O TEMPO, resume o sentimento que deve tomar conta da Arena MRV neste sábado (9/8), quando ele e Mateus – que formam uma das duplas sertanejas de maior sucesso da atualidade – voltam a Belo Horizonte para celebrar 20 anos de carreira.
Com ingressos esgotados em tempo recorde (os bilhetes acabaram menos de duas horas após a abertura das vendas, em dezembro de 2024), o espetáculo faz parte da turnê comemorativa “Jorge e Mateus – 20 Anos”, que tem rodado o país reunindo multidões e relembrando os maiores sucessos da carreira da dupla. A apresentação em Belo Horizonte tem um sabor especial: será a última na capital mineira antes da pausa anunciada a partir de 2026.
Embora não falem em fim definitivo, os artistas, que estão na estrada desde os 18 anos, confirmaram que farão um intervalo na carreira sem previsão de retorno aos palcos como dupla. Na época do anúncio, eles, que azem uma média de 205 shows por ano, explicaram que querem “descansar, curtir e compor”.
“É uma decisão pensada com carinho. A gente quer se reinventar, respirar novos ares e viver outras experiências também”, reitera Jorge. “Mas antes disso, queremos entregar ao nosso público um ciclo de shows inesquecíveis”, completa ele, referindo à atual turnê, que começou em abril, na cidade de São Paulo, e tem previsão de terminar no dia 29 de dezembro, em Balneário Camboriú (SC).
A turnê
Para a dupla, celebrar 20 anos de carreira é uma mistura de gratidão e realização. “A gente nunca imaginou chegar tão longe. Ver onde a música nos levou é algo muito forte”, diz Jorge. Mateus complementa: “Essa turnê é um presente, para gente e para os fãs. É uma forma de celebrar cada etapa, cada música, cada pessoa que fez parte dessa caminhada. É o nosso ‘muito obrigado’ em forma de show”.
“Jorge e Mateus – 20 Anos”, define Jorge, é uma turnê feita com o coração. “Pensamos em cada detalhe para relembrar nossa história, desde os primeiros acordes até os sucessos mais recentes”, frisa o sertanejo, que revela que escolher as músicas foi um grande desafio. “A gente quis montar um repertório que funcionasse como uma verdadeira linha do tempo, conduzindo o público pelos nossos 20 anos de estrada”, garante.
Durante o show na Arena MRV, o público poderá esperar um repertório que inclui “Pode Chorar”, “Voa Beija-Flor”, “Amo Noite e Dia”, “Seu Astral”, “Logo Eu”, “Os Anjos Cantam” e “Sosseguei”, entre tantos outros hits. A apresentação deste sábado promete surpresas e homenagens, resgatando músicas que não eram tocadas há anos. Foram confirmadas as participações de César Menotti & Fabiano, Clayton & Romário e Pedro Libe.
“Queremos emocionar, fazer com que todos se sintam parte dessa história. É um show para guardar na lembrança”, resume Mateus, que reconhece que montar o repertório é uma responsabilidade, mas também uma honra.
“Saber que uma música nossa embalou um relacionamento, uma superação, uma fase especial… Isso dá sentido a tudo”, diz, que ressalta o carinho dos fãs nessas duas décadas. “É incrível ver a galera mais nova chegando, descobrindo as músicas, se conectando. Isso mostra que a música é atemporal. A gente só tem a agradecer por tanto carinho de todas as gerações”, observa.
Capital mineira faz parte da história da dupla
Belo Horizonte sempre teve um papel importante na trajetória da dupla Jorge e Mateus. “Lembro das primeiras vezes que tocamos por aqui, ainda no começo da carreira. Era tudo mais simples, mas já dava para sentir que a conexão com o público seria para vida toda”, lembra Mateus. Jorge completa: “Muita coisa boa aconteceu em Minas. Foram shows marcantes, amizades feitas, histórias vividas”.
Essa relação de carinho construída ao longo de duas décadas é que a capital mineira não poderia ficar de fora da despedida da dupla, em mistura de amor, emoção e gratidão. “Cada show dessa turnê tem sido especial, e em BH não será diferente. A gente sente o carinho e o afeto de longe”, diz Mateus.
“Belo Horizonte tem uma energia única, um público caloroso, que participa com a gente do começo ao fim. Toda essa expectativa do público em estar conosco é um sinal de que a nossa história tocou o coração das pessoas, e isso não tem preço”, diz Jorge, referindo-se ao fato de que vão se apresentar na Arena MRV com a casa cheia.
Serviço
Show “Jorge & Mateus – 20 Anos”
Quando. Neste sábado (9/8); abertura dos portões às 14h
Onde. Arena MRV (rua Cristina Maria de Assis, 202, Califórnia)
Ingressos esgotados