A orla de Copacabana se prepara para receber um dos eventos mais esperados do ano, a apresentação da estrela internacional Lady Gaga, no dia 3 de maio. A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-RIO) anunciou nesta sexta-feira (25 de abril) um esquema especial de trânsito e segurança para o dia do show, com a entrada de ônibus fretados proibida a partir da meia-noite, e a orla interditada desde as 7h.
Os arredores da praia serão totalmente interditados durante a manhã de sábado, como forma de garantir a circulação e a preparação adequada dos órgãos públicos para o espetáculo que ocorrerá à noite. A decisão leva em conta o grande número de pessoas que costuma chegar à praia desde as primeiras horas do dia, como ocorreu no show da Madonna no ano anterior, e segue orientações dos órgãos de segurança.
Ainda, a restrição de veículos aumentará ao longo do dia, com carros de aplicativos permitidos até as 18h. A partir das 19h30, táxis e ônibus também serão proibidos, limitando o acesso à orla apenas a pedestres. Espera-se um público de cerca de 1,6 milhão de pessoas. O evento começará às 17h30 com dois shows de abertura, seguidos pela performance de Lady Gaga às 21h15. Após o show principal, um DJ manterá o ambiente festivo na orla.
Segundo o secretário municipal de Cultura do Rio, Lucas Padilha, a estimativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aponta para um impacto de R$ 600 milhões, com um ticket médio que vem aumentando a cada ano. Esse crescimento atrai não apenas o show principal, mas também uma série de eventos paralelos, como festas e encontros de fã-clubes, que movimentam a cidade já a partir do fim de semana, beneficiando tanto os turistas quanto os moradores do Rio.
Para garantir a segurança, serão instaladas 78 torres de monitoramento e 150 detectores de metal. Além disso, 18 câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e quatro drones serão utilizados para vigilância aérea. A organização do evento recomenda o uso do transporte público, com operação especial do metrô, BRT, VLT, Supervia e ônibus municipais. A estação Siqueira Campos é a mais indicada para quem vai ao show, e um terminal de ônibus será montado na Enseada de Botafogo.
Lady Gaga no Rio
Parte da "Mayhem Ball Tour", iniciada em 11 de abril no festival Coachella, o evento marca a primeira apresentação da artista no Brasil após 13 anos de espera por parte dos fãs. Para tornar a experiência ainda mais memorável, algumas marcas e empresas envolvidas no evento estão promovendo oportunidades para fãs ganharem acesso VIP, com mais proximidade do palco.