O príncipe William, herdeiro do trono do Reino Unido, chegou ao funeral do papa Francisco sozinho, neste sábado, 26. O primeiro filho do rei Charles III foi à cerimônia de despedida do pontífice representando o pai, e sem a esposa, Kate Middleton.
A participação de William já havia sido confirmada pelo Palácio de Kesington. Segundo informações da imprensa internacional, a presença da princesa já não era esperada na cerimônia.
O motivo para William ir e não Charles é o mesmo que fez o atual rei ir no lugar de sua mãe, a rainha Elizabeth II, ao funeral do papa João Paulo II, em 2005: um "protocolo e precedente que determina que o Soberano não compareça a funerais", segundo o Palácio informou àVanity Fair.
De acordo com o site da revista Hello!, a ausência de Kate Middleton segue protocolos tradicionais da família real britânica: em 2005, foi o atual rei Carlos III - na altura, príncipe de Gales - quem representou a realeza britânica no funeral do Papa João Paulo II, também sem companhia.
Além disso, segundo a Hello!, Kate Middleton encontra-se ocupada com as celebrações do sétimo aniversário do filho mais novo, o príncipe Louis.