O cinema de Minas Gerais ganha destaque internacional neste domingo (18), na 78ª edição do Festival de Cannes, com a exibição do longa-metragem de animação "Ana, En Passant". O filme integra o Annecy Animation Showcase, uma seção do Marché du Film dedicada a cinco filmes de animação em produção, dentro do “Dia da Animação" do Festival de Cannes.
Dirigido pela mineira Fernanda Alves Salgado, ex-estudante da UFMG, o filme é uma coprodução da produtora Apiário Estúdio Criativo, de Belo Horizonte, e do estúdio português Sardinha em Lata.
"Ana, En Passant" narra a história de uma jovem franco-brasileira, que, após a morte da avó, se vê à deriva em sua própria cidade, Paris. Seguindo pistas, Ana viaja ao Brasil e encontra Alice, sua sósia, morando no antigo apartamento da avó. Ao decifrarem juntas a cartografia afetiva da cidade — suas memórias e conexões ancestrais —, Ana e Alice desvendam o que significa tornar-se quem se é.
O filme já havia sido selecionado pelo Festival de Annecy em 2019, quando o projeto em desenvolvimento participou dos pitches de longa-metragens do MIFA, sendo o único representante latino-americano na ocasião.
Durante sua trajetória, o projeto passou por laboratórios como o BrLab, o Laboratório Griô de Roteiros e o Diáspora Lab (atual DiALAB), além de workshops no Ventana Sur Animation! e no encontro de coprodução do Brasil Cine Mundi.
Produção
A animação em técnicas mistas foi filmada em estúdio em Cataguases (MG), com um elenco mineiro que inclui Jéssica Pierina, Carlos Francisco (Bacurau), Robert Frank e Odilon Esteves (Grupo Teatral Luna Lunera), além da participação especial de Zezé Motta e trilha sonora original do Metá Metá.
A direção de arte é de Marcella Tamayo e a direção de animação de Camila Kater, liderando uma equipe de animadores e artistas de diversas regiões do Brasil e de Portugal.
Com PBH