Um busto de Jim Morrison, roubado em 1988 do cemitério Père-Lachaise, foi encontrado durante uma operação da brigada anticorrupção da Polícia Judiciária de Paris. A descoberta ocorreu na quarta-feira (14 de maio), durante uma busca na residência de um empresário suspeito de fraude contábil.

Além da estátua do vocalista do The Doors, os agentes localizaram um quadro do artista Andy Warhol, informa o jornal francês Libération, que teve acesso a fontes que conhecem detalhes da investigação.

Segundo a publicação, o dono do imóvel onde os bens foram encontrados é ex-proprietário de uma empresa e teria falsificado documentos contábeis para vendê-la. O comprador, no entanto, descobriu irregularidades e denunciou o caso após a liquidação da empresa, em 2021. O ex-dono foi preso, e sua residência foi revistada, quando os objetos foram identificados.

O busto de Morrison, criado pelo artista croata Mladen Mikulin, havia sido instalado no cemitério Père-Lachaise em 1981, em homenagem aos dez anos da morte do cantor – ele faleceu em 1971, aos 27 anos, em Paris. O roubo da peça, ocorrido em 1988, nunca foi completamente elucidado pelas autoridades.

A polícia ainda investiga como o item, que aparenta não ter sido danificado – a estátua já estava coberta de pichações e com o nariz quebrado antes de desaparecer, há 37 anos –, e a pintura de Warhol chegaram às mãos do empresário.  

A operação faz parte de um inquérito mais amplo sobre fraudes financeiras e corrupção na capital francesa. As autoridades não divulgaram detalhes sobre a autenticidade ou o valor estimado do quadro de Warhol encontrado.