O Comida di Buteco, realizado entre os dias 11 de abril e 11 de maio, divulga, na noite desta segunda-feira (26 de maio), o grande vencedor dos bares de Belo Horizonte. O concurso, que neste ano comemora sua 25º edição, aconteceu em 125 botecos da capital. Até agora, já foram conhecidos os campeões de outros 11 circuitos participantes, dentre eles Triângulo Mineiro, Manaus, Recife e Curitiba.

O campeão da capital mineira será conhecido em cerimônia fechada, realizada no Mercado Central, destinada aos jurados, bares participantes, parceiros e patrocinadores. Além do vencedor, também serão revelados os outros quatro primeiros lugares do pódio.

Para a cofundadora do Comida di Buteco, Maria Eulália Araújo o concurso tem um engajamento poderoso na difusão da cultura “botequeira”. “Uma das grandes importâncias do Comida é justamente quebrar os preconceitos existentes em torno do boteco. Assumimos que o brasileiro tem em seu DNA a cultura de boteco”, avalia. 

Pódio de 2024

O bar Espetinhos do Paulão foi o vencedor da edição 2024 do Comida di Buteco, com o  petisco Boi Bandido (costela bovina com pedaços de milho-verde e mandioca cozida na manteiga; acompanhada de farofa da casa). O segundo lugar ficou com o bar Casa da Madrinha, com o petisco Orai por Nós (bolinho de costelinha com ora-pro-nóbis, servido com molho de tomate e abobrinha gratinada). 

Já o Andrade’s Beer levou a terceira colocação no Comida di Buteco 2024, com o petisco Costelinha com ora-pro-nobis à Mineira (costelinha suína com linguiça caseira, acompanhada de polenta cremosa e milho-verde cozido). O quarto lugar ficou com o Dona Ju Gastro Bar com o Coroa e Pinhão (raquete suína – ou paleta, como é mais conhecida –, assada, acompanhada de escondidinho de alho-poró com chips de batata-doce; molho de abacaxi opcional). 

O Buteco Tô D’Boa, com petisco Suan Tô D’Boa (suã cozida com molho especial, acompanha batata cozida, farofa de torresmo caseira e abacaxi caramelizado e flambado) ficou em quinto lugar.