Sir. Paul McCartney recentemente completou 83 anos e tornou a despertar uma curiosidade já compartilhada com fãs: o motivo de nunca usar seu primeiro nome, James. Em resposta publicada no site oficial PaulMcCartney.com, o ex-Beatle explicou que sempre foi chamado de Paul para evitar confusão com o pai — embora a lógica familiar nem sempre tenha feito sentido.

O músico explicou que, desde mais novo, usava "Paul" para evitar confusão com seu pai, que também se chamava James McCartney. No entanto, ele mesmo reconheceu que a lógica não se aplicava a seu irmão, Peter Michael McCartney, que também era chamado pelo segundo nome pelos pais.

"Me disseram que era porque se chegassem cartas em casa para James McCartney, não saberíamos se era para meu pai ou para mim", contou. "Isso funcionou até chamarem meu irmão – cujo nome era Peter Michael McCartney – de Michael!? E não havia nenhum Peter na casa para confundi-lo!", completou o artista.

Segundo o ex-Beatle, uma possível origem para o uso do nome "Paul" está nas origens da mãe. "Acabei pensando que era algo meio irlandês! Não tenho ideia! Minha mãe era irlandesa — e não sei, talvez seja apenas algum costume antigo onde te chamam pelo segundo nome. Ninguém nunca me chamou de James, sempre foi Paul!", encerrou o músico.