A plataforma Itaú Cultural Play, que celebra quatro anos em junho, recebe a partir desta sexta-feira (27) uma seleção de oito curtas-metragens da 20ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto. As produções ficam disponíveis na plataforma, de acesso gratuito, até o dia 13 de julho.
A programação inclui títulos da Mostra Histórica, com curadoria de Cleber Eduardo e Juliana Gusman, e da Mostra Contemporânea, curada por Camila Vieira.
Da seção Mostra Histórica, entram as obras como “A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti” (1995), de Anna Muylaert, estrelado pela atriz e comediante Marisa Orth, homenageada desta edição do festival; e “Alfazema” (2019), de Sabrina Fidalgo, uma sátira sobre um dilema amoroso durante o Carnaval.
Já da Mostra Contemporânea, que reúne seis documentários que revisitam o passado por meio de arquivos e experimentações visuais, a plataforma recebe “Suá, a praia que sumiu” (2025), que investiga o aterramento de uma praia no Espírito Santo nos anos 1970, e “Afluente” (2024), ensaio sobre o rio São Francisco e sua transformação em fonte de energia.
Outros títulos incluem “O que fica” (2024), reflexão sobre o êxodo rural em Santa Catarina, e “Fortaleza liberta” (2024), análise crítica de uma pintura que retrata a abolição da escravatura no Ceará.
A exibição na Itaú Cultural Play integra as comemorações de aniversário da plataforma, que também apresenta filmes de festivais como In-Edit Brasil, Parada de Cinema, Cine PE e Olhar de Cinema até 16 de julho. O acesso é gratuito pelo site ou aplicativos para smart TVs e dispositivos móveis, além de parcerias com Claro TV+ e Watch Brasil.
SERVIÇO:
O quê. Seleção de filmes da 20ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto
Quando. A partir desta sexta (27) até 13 de julho
Onde. Na plataforma Itaú Cultural Play
Quanto. Gratuito