Uma página sombria e triste da história do Brasil vai ser revisitada e levada aos palcos a partir desta quinta (3) na sede da Funarte em Belo Horizonte. 'Nuvens de Chumbo', espetáculo de formatura do Curso diurno de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), será encenado até o dia 13 de julho - sempre de quinta a domingo, às 19h - e gratuito. As apresentações de domingo contarão com interpretação em libras.

 

A montagem - que encerra a primeira etapa do ciclo formativo dos alunos - busca elaborar o passado político brasileiro. Sem priorizar o texto, mas os gestos dos atores, a peça traz à tona - a partir de uma garota que é acordada por fantasmas - histórias trágicas livremente inspiradas em pessoas que viveram no período de maior repressão da ditadura militar, entre os anos de 1969 e 1974.

Há também uma professora universitária que entrou para a resistência; uma mãe que busca seu filho desaparecido, mas não consegue descobrir seu paradeiro; um comandante militar responsável pelo processo de vigilância em um quartel; um agente do Estado à frente de uma milícia, além de um bicheiro que financia e informa o regime em troca de autorização para exercer sua atividade ilegal. Os personagens são interpretados pelos atores Fábio da Mata, Jeanne Angelino, Jesika Torres, Mateus Brant, Rosilene Barbosa e Vanessa Perroni.

'Nuvens de Chumbo' tem direção de Luiz Carlos Garrocho e trilha sonora original de João Paulo Prazeres, executada ao vivo, e terá, ainda, quadrinhos de Hilton Rocha, projetados em cena. A iluminação está a cargo de Lucas Matias; preparação e criação vocal de Ana Hadad, trabalho técnico e criação corporal por Ivan Sodré e Sitaram Custódio. O figurino e o cenário são assinados por Luiz Dias, com assistência de direção de Paulo Rocha.

 

SERVIÇO

O quê: “Nuvens de Chumbo - Espetáculo de Formatura do Curso de Teatro do Cefart”

Quando: De 3 a 6 e de 10 a 13 de julho (quinta-feira a domingo), às 19h

Onde: Funarte (rua Januária, 68, Centro)

Quanto: Ingressos gratuitos, distribuídos 1h antes do início na bilheteria do teatro

Classificação indicativa: 16 anos