“É uma história longa”, prepara Fernando Mencarelli, pró-reitor de cultura da UFMG, ao comentar o tema do 57º Festival de Inverno da universidade, com início nesta quinta-feira (10), dedicado ao envolvimento cada vez maior com as expressões artísticas. “Essa história de organizar a cultura dentro da universidade remete a toda estrutura ligada à arte, como a Escola de Música, que está comemorando 100 anos”, destaca.

São várias celebrações que marcam essa aproximação, como os 36 anos do Centro Cultural e os 15 anos do Espaço do Conhecimento. “Temos uma série de projetos e programas que são muito longevos, como o próprio Festival de Inverno, que consolidaram essa área da cultura na UFMG”, assinala Mencarelli. Num cenário masi amplo, ressalta, a universidade mineira tem participação ativa na articulação de uma rede de instituições federais para o fortalecimento da cultura.

A programação do Festival de Inverno, que prosseguirá até o dia 19, ocupando o campus Pampulha e diversos espaços culturais (incluindo em Tiradentes, com o Museu Casa Padre Toledo), propõe um olhar para os avanços do campo cultural nas universidades federais brasileiras. A abertura acontece às 20h, no Conservatório UFMG, contará com o Coral de Trombones e Tubas da UFMG, o Grupo de Violoncelos da UFMG (GruVi), o Grupo de Percussão da UFMG e o Máquina do Mundo Trio.

“A gente entende que o nosso papel enquanto universidade pública é o de cumprir um direito constitucional, que é o direito à Cultura. Nossa missão também é trabalhar na perspectiva da cidadania cultural. Entre as nossas funções está a de oferecer para a comunidade em geral o acesso à cultura e à produção de arte”, registra Mencarelli. Ele lembra que, em alguns lugares do país, a única instituição de cultura existente é a pública de ensino superior”.

Entre os destaques da programação deste ano está a apresentação da Geraes Big Band, da Escola de Música da UFMG, que lançará o seu primeiro EP. Ainda no campo da música, o Festival de Inverno conta com shows de Sérgio Pererê, Audergang, batalha de rap, concertos em parceria com o Festival Plurisons e muito mais.

No teatro e na dança, haverá espetáculo cênico-musical “Os Saltimbancos”, parceria entre a Escola de Música e o projeto Circula Teatro da Escola de Belas Artes da UFMG, o solo teatral “Amanda”, de Rita Clemente, e peças de dança do grupo Sarandeiros e Ballroom. Também acontecerão as exposições de Marcelo Grassmann, Paulo Nazareth, Pompea Britto, “Mundos Indígenas” e “Centenária”, em celebração aos 100 anos da UFMG.

SERVIÇO

O quê. 57º Festival de Inverno UFMG
Quando. De 10 a 19 de julho
Onde. Veja programação no site ufmg.br/festivaldeinverno
Quanto: Gratuito