Primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 128 anos de história, a escritora mineira Ana Maria Gonçalves será a homenageada da 3º edição do Festival Literário Internacional de Paracatu, a Fliparacatu. O evento literário acontece entre os dias 27 e 31 de agosto na cidade do Noroeste de Minas. 

Natural de Ibiá, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a autora de 55 anos foi anunciada nesta quinta (10/7) para ocupar a cadeira 33 da (ABL), vaga aberta com a morte do professor, gramático e filólogo brasileiro Evanildo Bechara. Publicitária, escritora, roteirista e dramaturga obteve 30 votos. Ela é a autora de 'Um defeito de cor', obra multipremiada que inspirou o  enredo da Portela em 2024.

Escrito ao longo de cinco anos, a obra narra a história de Kehinde, uma mulher africana sequestrada, escravizada no Brasil e envolvida nas lutas por liberdade no século XIX. Inspirado na figura histórica de Luísa Mahin, mãe do abolicionista Luiz Gama, o romance já vendeu mais de 180 mil exemplares, venceu o Prêmio Casa de las Américas (2007), e foi eleito o melhor romance brasileiro do século XXI. Com “Um Defeito de Cor”, Ana Maria Gonçalves consagrou-se como uma das vozes mais potentes da literatura brasileira contemporânea.

 

 

 Fliparacatu

Com curadoria de Bianca Santana, Jeferson Tenório e Sergio Abranches, o Fliparacatu, idealizado por Afonso Borges, propõe, em sua terceira edição, um mergulho crítico e poético nos rumos da humanidade, tendo como tema “Literatura, Encruzilhada e a Desumanização”. Nesse contexto, a obra de Ana Maria Gonçalves — em especial o romance “Um Defeito de Cor”, — ganha lugar central nas discussões do evento.

 

Além de Ana Maria Gonçalves, o escritor português Valter Hugo Mãe também será homenageado pelo festival. Sua obra — especialmente o livro “A Desumanização” — será debatida em mesas e atividades ao longo da programação.

Serviço:

3º Fliparacatu – Festival Literário Internacional de Paracatu

Data: 27 a 31 de agosto de 2025, quarta a domingo

Local: Centro Histórico de Paracatu (MG) – Entrada gratuita

Mais informações @fliparacatu – www.fliparacatu.com.br